As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.
As expedições bandeirantes tiveram importância crucial para o povoamento, diversificação das atividades econômicas e expansão territorial do Brasil colonial. Ao longo das trilhas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes foram surgindo diversos povoados.
Existiam 3 principais tipos de bandeirismo: de Preação (ou Captura), de Prospecção e o de Contrato. O bandeirismo de preação eram todas as missões organizadas para capturar ou recapturar escravos. Foram muito comuns no século XVI e visavam capturar nativos para trabalharem - à força - nas fazendas dos colonos.
O bandeirantismo prospector observavam a realização de expedições interessadas na busca por metais e pedras preciosas pelo interior. O bandeirantismo apresador foi a captura de indígenas para vendê-los como escravos.
O impacto que as bandeiras tiveram sobre os povos indígenas foi extremamente negativo, visto que os bandeirantes caçavam, escravizavam e abusavam dos povos indígenas de maneira desumana, como se fossem seres inferiores.
As bandeiras ajudam a determinar os espaços geográficos de cada região, na construção de novos espaços, deve-se saber qual é a determinação gráfica e a qual lugar do mundo esta nova construção se deve, cravando uma bandeira que determine, fica bem mais fácil de saber.
Os principais motores da construção do espaço geográficos foram;1 - A construção de feitorias. 2 -A construção de fortes e vilas no litoral. 3 - As alianças com os índios e a exploração do pau- brasil através do escambo ( troca do pau - brasil por ferramenta,colares ,miçangas, espelhos) em feitorias.
No primeiro século da colonização do Brasil, diversas expedições, “entradas”, “descidas”, “bandeiras”, percorreram parte do território brasileiro e do atual Estado de Goiás. Essas expedições eram organizadas principalmente para explorar o interior e buscar riquezas minerais e para a captura de índios.
No Brasil, durante o Período Colonial - período em que nosso país era dominado pelos portugueses - ocorreram movimentos de exploração do território em busca de índios para serem escravizados e também de ouro. Esses homens eram chamados de Bandeirantes. ...
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.
Resposta. Os bandeirantes costumavam capturar os indígenas para fazer trabalhos escravos ,e tinham preferência pelos que viviam em missões pois os mesmos permaneciam agrupados facilitando a captura.