Interruptivo Diz-se do que interrompe. O ato interruptivo que produz atrapalha a reunião.
As causas impeditivas da prescrição são as circunstancias que impedem que seu curso inicie e, as suspensivas, as que paralisam temporariamente o seu curso; superado o fato suspensivo, a prescrição continua a correr, computado o tempo decorrido antes dele.”
“3. A interrupção da prescrição se dá com o despacho do juiz que ordena a citação, se o demandante promover no prazo e na forma da lei processual. E, sendo válida, retroage à data da propositura da ação (artigos 202, inciso I do Código Civil e 219, § 1º do CPC de 1973).
Interrupção da prescrição - Momento exato para o reinício do prazo com a citação válida. ... A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.
A citação deve interromper a prescrição, que se revista de validade intrínseca, pois a prescrição não se interrompe com a citação nula por vício de forma ou por achar perempta a instância ou a ação. A terceira hipótese que interrompe a prescrição é através do protesto nas condições do primeiro inciso (CC, art.
NÃO SE APLICA, NO CASO, A PARTE FINAL DO CAPUT DO ARTIGO 202 DO CÓDIGO CIVIL, O QUAL ESTABELECE QUE A PRESCRIÇÃO SOMENTE PODE SER INTERROMPIDA UMA ÚNICA VEZ, POIS A SEGUNDA INTERRUPÇÃO DA PRESCRIÇÃO SE DEU NOVAMENTE POR ATO DE RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DA DÍVIDA POR PARTE DO DEVEDOR.