O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o modelo de previdência pública exclusivo dos servidores públicos titulares de cargo efetivo e seus beneficiários. Em outras palavras, servidores concursados (ativos ou não), militares e seus dependentes, como esposa, marido e filhos.
3533 Proventos de Aposentadoria, Reserva, Reforma ou Pensão Pagos pela Previdência Pública Pagamento de proventos de aposentadoria, reserva ou reforma e de pensão civil ou militar pago por previdência da União, estados, DF ou municípios (regime geral ou do servidor público).
RPPS significa “Regime Próprio de Previdência Social”. É o sistema de previdência específico de cada ente federativo, que assegura, no mínimo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados, ou seja, dos servidores titulares de cargo efetivo e de seus beneficiários.
PRPPS - Período do Regime Próprio de Previdência Social Na parte de importação dos salários de contribuição do CNIS, existe uma opção pra você já desconsiderar rapidinho os salários já computados no RPPS.
R P P S - Regime Próprio de Previdência Social. É regido por um determinado Instituto de Previdência, próprio para funcionários públicos estatutários. CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais, onde um contribuinte do INSS pode pedir a uma Agência do INSS um extrato das suas contribuições feitas a ele INSS.
Dúvida do trabalhador: Boa tarde na minha carteira digital aparece uma pendencia com as seguintes especificações: PRPPS – Vínculo de empregado com informações de Regime Próprio (Servidor Público). O que significa? Será necessário verificar se essa pendência está vinculada alguma empresa que tenha trabalhado.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema de Gestão de Consultas-RPPS (GESCON-RPPS) no módulo “Consulta sobre os Sistemas RPPS” com indicação de até dois (2) servidores efetivos por Ente Federativo, preferencialmente, um da Unidade Gestora e outro do Ente Federativo.
CRPS – O Conselho de Recursos da Previdência Social é um órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social. Funciona como um tribunal administrativo com a função de mediar os conflitos entre os segurados e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).