Nutricionista, nutrologo ou endocrinologista? A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância.
Não ingerir alimentos antes do teste. Se ingerir, aguarde 2 horas antes de iniciar o teste (são necessárias 2 horas de jejum) Tentar manter o peso real. Usar roupas leves e remover jóias e objetos metálicos antes do início.
O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura.
O exame de bioimpedância consiste na passagem de uma corrente elétrica pelo corpo. Assim, tudo o que altere a resistência dessa passagem pode alterar os resultados, como a ingestão de água, diuréticos, cafeína, ou a presença de metais.
Quem não pode ou deve fazer o exame
No caso de pacientes com próteses ou pinos ou placas, realmente a bioimpedância não pode ser realizada, pois o exame consiste de uma corrente elétrica que percorre por todos os tecidos para avaliar percentual de gordura, massa muscular, tecido ósseo, água corporal e minerais.
Faça jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame. Não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do exame. Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) nos dois dias que antecedem o exame.
Porque o exercício mobiliza líquido para os músculos e com isso vai falsear o seu resultado. A atividade física gera uma perda de liquido através da transpiração e portanto perdemos água das células, mesmo que haja ingestão de água durante a atividade, este não será absorvido rapidamente pelos tecidos e células.
Fique tranquilo, você até pode praticar exercício físico antes de doar sangue. O ideal, porém, é não exagerar. “Durante o exercício físico intenso, você eleva sua temperatura corporal, desidrata e, por consequência, acaba reduzindo seu volume sanguíneo.
Evitar alimentos, tabaco, álcool e cafeína 3h antes da avaliação ou teste; Evitar exercícios ou atividade física extenuante no dia da avaliação; Ter dormido de 6-8 h na noite anterior à avaliação.
1. Praticar exercícios físicos. A prática de exercícios físicos pode alterar sim os resultados dos exames. Isso porque ela gera queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue.
Triglicérides: Evitar atividade física 2 ou 3 dias antes e bebidas alcoólicas 72 horas antes, caso venha ocorrer, pode elevar o nível de gordura e alterar o exame. P.S.A.
11) Após colher sangue, posso ter atividades normais? Sim, após o procedimento de coleta dos exames não há restrição de nenhuma atividade.