Mikhaíl Kaláshnikov
ou R$à vista.
O fuzil calibre . 50, capaz de derrubar uma aeronave e usado por um traficante num vídeo gravado no réveillon no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, tem preço estimado no "mercado negro" de R$ 50 mil, de acordo com investigações da Polícia Civil.
A Polícia Civil do Rio apreendeu nesta quinta-feira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, uma metralhadora antiaérea norte-americana Browning ponto 50. A arma é capaz de furar a blindagem de carro-forte e aeronaves e mede 1,68 metro e pesa 38 quilos.
O tiro, diz ele, ainda tem energia suficiente para ferir, matar e perfurar objetos, como uma bala perdida, a até 800 metros. E pode chegar mais longe, entre 1,2km e 1,5km, dependendo de circunstâncias favoráveis como o vento, a angulação do disparo e a ausência de obstáculos no caminho.
FUZIL DE ASSALTO Usa a bala 5,56 x 45 mm Nato, um dos projéteis que mais matam no mundo – não pela sua potência, mas por ser usado na AR-15, popular entre os traficantes do Rio.
No tiro dado exatamente para cima, num ângulo de 90 graus, a bala sai do trezoitão a quase 1 050 km/h. Assim que sai do cano, a bala começa a desacelerar, por causa da força da gravidade e da resistência do ar, até atingir velocidade zero – a cerca de 720 m de altura -, quando começa a cair.
“Em vez de soltar uma bomba que poderia matar civis na área, a força foi aplicada de forma precisa sem que eles soubessem o que estava acontecendo”. O tire executado a uma distância de 3.