O grau de um adjetivo pode ser flexionado em três níveis: normal, comparativo e superlativo.
Comparativo de inferioridade – Marcela é menos esperta que sua prima. Comparativo de superioridade – Marcela é mais esperta que sua prima. Superlativo – A característica atribuída pelo adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta. ... No superlativo absoluto, a característica é evidenciada de modo exagerado.
O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.
O superlativo é usado para expressar o grau mais alto e intenso de uma característica ou qualidade. Ele costuma estabelecer uma relação entre um substantivo e um grupo de substantivos. ... Já o comparativo tem a função de expressar uma característica ou qualidade de um substantivo, comparando-o com outro.
O "Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, Michaelis" regista magérrimo como superlativo absoluto sintético de magro, embora considere este termo uma forma anormal, sendo a correcta macérrimo. Ainda regista magríssimo.
É o caso de "macérrimo", que nada mais é do que o superlativo de "magro". Quem é muito magro é macérrimo. Duro é convencer alguém a usar isso na mesa do bar. O que as pessoas dizem mesmo é "magérrimo", que os dicionários ou não registram ou dão como mera forma popular.
substantivo feminino Magrez; qualidade ou estado da pessoa magra, sem ou com pouca gordura. Estreiteza; característica do que é fino, de diâmetro, largura ou espessura, reduzido. Aridez; qualidade do que produz pouco, sem abundância.
Temos que superlativo expressa um grau alto ou máximo de qualidade, excelentíssimo, magnificentíssimo, então o superlativo de esperto seria espertíssimo.
O superlativo absoluto sintético de amargo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Como devo escrever o adjetivo amarga, flexionado no grau superlativo absoluto sintético: amaríssima, ou amarguíssima? Recomenda-se amaríssima (cf.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.