De acordo com o advogado da área de direito do trabalho André Leonardo Couto, gestor da ALC Advogados, quem está de atestado médico não pode ser demitido pela empresa, até porque a doença pode ter relação com o próprio serviço desempenhado pelo empregado.
Se for trabalhado o empregado está comunicado na sexta-feira e o aviso começa no dia seguinte (sábado) devendo trabalhar os trinta dias (art. 487, II da CLT) aplicando-se no que couber o parágrafo único do art. 488 da CLT. A baixa do contrato é o dia em que recair o 30° dia; o pagamento no dia imediatamente seguinte.
Se a trabalhadora trabalha aos sábados por expressa previsão no contrato individual de trabalho, não tem nenhum impedimento dela ser notificada da dispensa nesse dia de trabalho. ... Portanto, se o empregado assinou no sábado o início do cumprimento ou contagem do aviso é no dia seguinte, domingo.
Alguns dizem que a sexta-feira, depois do expediente, é o melhor momento para demitir um funcionário, outros dizem que é a segunda-feira, logo na primeira hora de trabalho. Como não há um consenso, você pode decidir isto com base nas necessidades do negócio e pendências do funcionário.
compartilhe no whatsapp O trabalho de muitos colaboradores passou a ser home office. Contudo, em caso de desligamento, empregadores devem se atentar a forma de comunicação. Apesar do WhatsApp ser utilizado como ferramenta de trabalho, o empregador não pode ferir a privacidade e intimidade do trabalhador.
Quando devo pedir demissão?
O ideal é comunicar de maneira objetiva e breve o motivo para demitir o funcionário. Talvez, prestar algum esclarecimento, caso seja necessário. Entretanto, evite prolongar muito a discussão, pois a decisão é definitiva.
O roteiro de como pedir demissão: o que falar em 13 passos
Dicas para o desligamento de um colaborador
Não ser claro sobre o motivo do desligamento Em momentos de crise mais acentuada, como agora, é mais fácil justificar a demissão de parte da equipe com frases, como “a empresa está passando por uma fase difícil”. Mesmo assim, é importante ser mais preciso sobre a escolha de quem fica e quem sai.
Listamos a seguir alguns dos mais comuns.
Lesar a empresa, divulgar informações confidenciais do trabalho e cometer ações contra a segurança nacional são algumas das situações que podem levar à demissão por justa causa do trabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê algumas situações em que o profissional pode ser demitido dessa forma.
Nesse sentido, conheça agora a série de dicas que mostra as ações que você precisa cumprir em cada uma delas.
Corte sem sofrimento
Confira abaixo:
Frases para Demitir um Funcionário + sugestão de feedback A não ser que você queira oferecer uma experiência ruim ao funcionário, nunca use essa frase. Realizar um processo de desligamento exige profissionalismo e empatia por parte do profissional que está realizando a tarefa.
Nomeie um porta-voz para a notícia. O comunicado do desligamento, sempre que possível, deve ser feito pelo líder ou gestor daquele grupo de colaboradores. O setor de RH deve ficar encarregado apenas de cuidar da parte burocrática do processo.
Como funciona a demissão humanizada?
Demissão de empregado: como realizar a conversa?
Quando se tratar de trabalhadora autônoma (diarista) não há necessidade de assinar a carteira profissional, nem tampouco recolher a contribuição previdenciária, não fazendo jus também pagamento do salário mínimo, 13º salário, repouso semanal remunerado, férias anuais, aviso prévio e vale-transporte.
Dessa maneira, um empregado que trabalha sem carteira assinada tem o direito de ter sua CTPS assinada, deve ter seus depósitos de FGTS efetuados, e é detentor de todos os outros direitos trabalhistas (inclusive o seguro desemprego) e previdenciários.
Sim, o empregador não tem obrigação legal de registrar uma diarista que trabalhe 2 vezes por semana, mas caso opte pode registrá-la sem problemas. ... Caso o empregador não precise de uma trabalhadora que preste serviço em jornada integral, é possível implantar a jornada parcial de trabalho.