Esse é, de fato, o caso das três RIDE atualmente existentes no Brasil: a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE- DF), a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE Teresina) e a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) ( ...
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) abrange uma grande quantidade de municípios do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Esses municípios integram uma área de planejamento e geração de políticas públicas comuns a eles, a fim de propiciar o desenvolvimento da sua população.
A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do ...
Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno
As cidades satélites surgiram com um objetivo simples de abrigar e afastar moradores que poderiam prejudicar a imagem internacional do plano piloto e ultrapassar o limite populacional que o plano poderia oferecer.
O Distrito Federal não é um Estado e nem possui municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites); exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal.
Conhecida como RIDE, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno compreende o Distrito Federal mais os municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho ...
São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.
Brasília não é um município nem um estado. Ela pertence ao Distrito Federal e não possui prefeito. Brasília é uma das 31 regiões administrativas que existem no Distrito Federal, assim como Planaltina, Taguatinga, Gama, Águas Claras, etc.
É o antigo nome que se dá para as regiões administrativas localizadas no entorno de Brasília. Ao todo, são 19 e a maior é Taguatinga, seguida de Ceilândia e Sobradinho.
O Distrito Federal é dividido em 33 regiões administrativas, cujos limites físicos definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos.
O Brasil está dividido em cinco Grande Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É a Unidade onde tem a sede do Governo Federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. Em número de 26, constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do País.
As regiões administrativas são subdivisões territoriais do Distrito Federal, cujos limites físicos, estabelecidos pelo poder público, definem a jurisdição da ação governamental para fins de desconcentração administrativa e coordenação dos serviços públicos de natureza local.
Os administradores regionais são indicados pelo governador do Distrito Federal.
Todo cidadão pode ser candidato ao cargo de administrador regional, desde que atenda a requisitos elencados no Projeto de Lei, incluindo comprovação de residência na cidade há, no mínimo, dois anos, pleno gozo dos direitos políticos, idade mínima de 21 anos, idoneidade moral e reputação ilibada.
Na atual gestão do Governo do Distrito Federal (GDF), foi nomeado por Ibaneis Rocha como secretário-adjunto da Casa Civil do DF e, esteve como Secretário-Executivo das Cidades – interino, cumulando com o cargo de Secretário-Adjunto da Secretaria de Governo, para o qual foi nomeado no mês de junho.
Renato Andrade
Atualmente, o Distrito Federal possui 31 regiões administrativas que se organizam da seguinte forma:
Por favor, vire o Tablet.
Compõem essa estrutura seis Regiões Metropolitanas: São Paulo (21 milhões de habitantes), Campinas (3,16 milhões de habitantes), Vale do Paraíba e Litoral Norte (2,47 milhões de habitantes), Sorocaba (2,06 milhões de habitantes), Baixada Santista (1,81 milhão de habitantes) e Ribeirão Preto (1,65 milhão de habitantes).
Por lei, a cidade é dividida em regiões: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. ... A divisão oficial do território da cidade de São Paulo foi criada por lei para orientar as ações da administração municipal e é separada em cinco regiões geográficas – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.
São 26 estados e o Distrito Federal, que funciona como a capital do país.
Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas.
Lista do Estados e Capitais por região