A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.
O registro da escolha deve ser feito pelo diretor da escola no Sistema PDDE Interativo. Caso algum diretor ainda não tenha acesso a esse sistema, deverá entrar em contato com a secretaria de educação para solicitá-lo.
O livro didático são livros utilizados nas matérias da escola e que servem para dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem.
O livro didático ainda serve de apoio para os alunos acompanharem as explicações do professor. ... Sendo assim, as obras didáticas são fontes de consultas e propostas de atividades para o educador, funcionando como parceiras no dia a dia em sala de aula. Além disso, o material também é fonte de estudo para o educador.
O que é livro didático. Livro didático é um material de cunho pedagógico. Assim como outros instrumentos escolares, como quadro, livros literários e projetor, é considerado básico — e muitas vezes central — para a prática docente.
Significado de Paradidático adjetivo Que ajuda complementando o ensino e, embora não propriamente didático, tem propósitos didáticos e pode ser usado em conjunto com materiais próprios e formais para ensinar um conteúdo.
Ele é um livro didático, ou seja, orienta o leitor sobre alguma ação. Já os livros paradidáticos “cumprem o papel de aprofundamento conceitual que o livro didático muitas vezes não consegue alcançar. ... A leitura, as resenhas e os fichamentos têm sido os procedimentos mais difundidos em relação a esses materiais”.
COMO TRABALHAR O LIVRO PARADIDÁTICO
No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas. ... Sua origem está na cultura escolar, mesmo antes da invenção da imprensa no final do século XV.
O FNDE distribui os livros didáticos de acordo com projeções do censo escolar referente aos dois anos anteriores ao ano do programa, pois são as informações disponíveis no momento do processamento da escolha feita pelas escolas. Dessa maneira, poderá haver pequenas oscilações entre o número de livros e o de estudantes.
Visto dessa forma, o livro didático é um dos grandes responsáveis pela constituição de um conhecimento específico da História que, possivelmente, será entendido como verdadeiro e legítimo pela maior parte das pessoas comuns, já que foi transmitido pelos manuais ao longo da vida escolar das crianças e jovens.
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência.
Implantado em 2004, pela Resolução nº 38 do FNDE, o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) prevê a universalização de livros didáticos para os alunos do ensino médio público de todo o país.
21 de novembro de 1968
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal criada pela Lei nº 5.
19 de dezembro de 2006
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi criado pela Emenda Constitucional nº 14, de setembro de 1996 e regulamentada pela Lei 9.