Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito ...
Na cerimônia, o vassalo se ajoelhava e colocava suas mãos entre as mãos do suserano (senhor), prometendo-lhe lealdade e fidelidade. O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros .
O vassalo também devia ao senhor feudal,ou suserano,serviço militar e 50% de sua colheita,ou seja,parte do que o servo plantava era para o senhor feudal. O senhor feudal também tinha um juramento com seu servo,lhe prometia proteção e claro,lhe concedia a terra.
Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.
Os servos possuíam obrigações com os senhores feudais, tinham que pagar impostos, como a corveia (trabalhavam sem remuneração por alguns dias da semana em troca de proteção) e as banalidades (taxas que os servos pagavam para utilizar o moinho, o forno, o celeiro, entre outros, que eram propriedades do senhor feudal).
O predomínio nas relações feudo-vassálicas existentes entre os membros da nobreza, no qual a concessão do feudo instituía o núcleo desse pacto, designando assim, a sociedade feudal. ... Com isso, o suserano dava ao seu vassalo como recompensa um feudo (este podendo ser dado em terras, cargos ou em dinheiro).
A Investidura era a entrega do feudo ao vassalo. Geralmente, o senhor entregava-lhe um objeto para representar o feudo. Este contrato gerava o poder do senhor sobre o vassalo, bem como uma obrigação de fidelidade, proteção e sustento. Em contrapartida, o vassalo devia ao seu senhor a fidelidade, a ajuda militar….
No feudalismo, os servos pagavam aos nobres (senhores) diferentes tributos e taxas. Uma delas era a formariage. ... Havia também, outros tipos de tributos ou taxas, como a corveia, a banalidade, a talha, a capitação, o censo, a taxa de Justiça, a mão-morta, a albernagem e o tostão de Pedro ou dízimo.
Sugestão de resposta: Os impostos que eram pagos pelos camponeses ao senhor feudal eram: Capitação: imposto pago por cada membro da família; Dízimo: 10% da produção devia ser paga à igreja;Talha: uma parte da produção deveria ser paga ao senhor feudal; Banalidade: pagamento que possibilitava a utilização de bens do ...
Impostos e taxas do feudo Essa taxa ficou conhecida como talha. Como os senhores feudais não deixavam escapar nenhuma oportunidade de cobrança de taxas ou impostos, os servos também pagavam a banalidade, um imposto pelo uso dos fornos e moinhos que o senhor controlava.
Capitação: Imposto pessoal pago pelos servos. talha: obrigação de entregar parte da produção agrícola ao senhor feudal. Prestações: o dever de dar hospitalidade ao senhor feudal quando este viajasse pelos seus domínios territoriais. Corvéia: trabalho gratuito na propriedade do senhor.
O feudalismo foi um sistema político-econômico que imperou durante a Idade Média. ... O clero, portanto, era quem regia todo o processo social e político da época. Os impostos, portanto, eram cinco: corveia, talha, banalidade, capitação e mão-morta.
O senhor feudal apenas tem a obrigação de conceder terras ao seu servo para que ele possa plantar e em troca, pega uma parte do alimento colhido pelos seus trabalhadores. Obviamente, o pedaço de terra tem que ser suficiente para que o servo atenda a demanda do patrão.
A organização dos feudos baseou-se em duas tradições: uma de origem germânica, o comitatus, e a outra de origem romana, o colonato. Pelo comitatus , os senhores da terra, unidos pelos laços de vassalagem, comprometiam-se a ser fiéis e a honrar uns aos outros.
Resposta. Explicação: A diferença está no fato de que vassalos eram os conhecidos semhores feudais, suas obrigações era manter tudo em funcionamento. Já a dos servos eram de ser leais ao senhor feudal.