Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. ... Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas.
Aristóteles distingue vícios e virtudes pelo critério do excesso, da falta e da moderação. Um vício é um sentimento ou uma conduta excessivos, ou, ao contrário, deficientes. Uma virtude é um sentimento ou uma conduta moderados.
Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.
Vicio por deficiência: Covardia- ter medo de tudo ou deixar que o medo domine. Vicio por excesso: Libertinagem - viver somente atrás de prazeres. Vicio por deficiência: Insensibilidade - não desejar nada e ser insensível. Vicio por excesso: Esbanjamento - nunca economizar com nada, gastar sem pensar.
Frase de Charlie Brown Jr “Qual será o defeito da fala se a tua boca me cala?” “A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar nem perder mas procurar evoluir.”