Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro do globo terrestre. A finalidade dessa divisão é de padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra.
Dicas para se adaptar ao fuso horário
Estima-se que leva cerca de um dia para o corpo se adaptar a 1 hora de deslocamento. Em outras palavras, serão necessários 3 dias para se adaptar a um novo fuso horário de 3 horas, 8 dias para se adaptar a 8 horas, etc. É importante ressaltar que as viagens para o leste são mais difíceis que as para o oeste.
Como se Recuperar do Jet Lag
7 dicas para evitar o jet lag
O jet lag, em termos médicos, significa “dissincronose”. Trata-se de uma mudança brusca que pode pegar o metabolismo da pessoa de surpresa. ... Na prática, quando os passageiros cruzam três ou mais zonas de tempo no fuso horário, é comum ocorrer o jet lag.
4 – Mas não fique sem beber: Evitar a desidratação é importante para amenizar os efeitos do jet lag, por isso beba bastante água durante e depois da viagem. A medida ainda diminui o desconforto causado pelo ar seco dos aviões. Porém, evite bebidas alcoólicas e café.
A recomendação é que durante o voo você movimente seus pés para cima, para baixo e em movimentos circulares várias vezes. Enquanto estiver sentado e sempre que possível ande pelo avião. Aproveitando para se movimentar e alongar o resto do corpo também, pois assim, você diminui o inchaço dos pés e das mãos.
Veja o que pode ser feito para evitar a manifestação da cinetose:
Os remédios que podem ser usados antes de uma viagem para evitar o surgimento de enjoo são os anti-histamínicos, como o dimenidrinato ou prometazina, que são um grupo de medicamentos que bloqueiam os receptores H1 no cérebro, responsáveis pela resposta de náusea do organismo.
DRAMIN® pode ser tomado imediatamente antes ou durante as refeições. Em caso de viagem, usar a medicação de maneira preventiva, com pelo menos meia hora de antecedência. Posologia: Adulto acima de 12 anos: 1 comprimido a cada 4 a 6 horas, não excedendo 400 mg (4 comprimidos) de dimenidrinato em 24 horas.
Os movimentos que nossa cabeça sofre durante as viagens provocam o deslocamento desse líquido, desviando os cílios e gerando impulsos elétricos que chegam até o sistema nervoso central. Nosso sistema nervoso, por sua vez, responde a esses impulsos com a sensação de náusea, podendo a pessoa sofrer enjoos e vômitos.
No dia da sua viagem, procure consumir apenas alimentos leves e frescos (fuja de alimentos gordurosos); Evite ingerir bebidas gasosas e alcoólicas antes das viagens; Lembre-se de se manter hidratado (beba muita água); Não se alimente durante a viagem (enquanto o ônibus estiver em movimento, não coma nada);