A escola Fisiocrática defende o liberalismo econômico alcançado com a não intervenção do Estado na economia. Assim, a economia seria governada pela ordem natural. Em consequência dessa linha, surge a expressão "laissez-Faire, laissez-Fasser", que significa "deixar fazer, deixar passar".
A semelhança é que ambos eram contra o absolutismo e foram movimentos que defendiam propriedade privada. Diferenças: Fisiocratas acreditavam que tudo da natureza era o essencial para o homem, da terra surgia as riquezas ; já os liberais defendiam a economia, valorizando o dinheiro.
A Fisiocracia talvez seja a primeira teoria bem desenvolvida da economia. ... Esse movimento imediatamente precedeu a primeira escola moderna, a economia clássica, que se iniciou com a publicação do livro de Adam Smith, A Riqueza das Nações, em 1776.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... Locke argumentou que cada homem tem um direito natural à vida, liberdade e propriedade, acrescentando que os governos não devem violar esses direitos com base no contrato social.
Podemos afirmar que os princípios do liberalismo para o funcionamento do sistema econômico envolve:
Preço natural = é o valor dos produtos, tendo por base o custo de sua produção, somando-se o trabalho, lucro e renda presentes no processo produtivo. Preço de mercado = é o preço exercido diante da comercialização do produto, totalmente influenciada pela oferta e demanda do mercado.
O preço natural era o preço ao qual a receita da venda fosse apenas suficiente para dar lucro, era o preço de equilíbrio determinado pelos custos de produção, mas estabelecido no mercado pelas forças da oferta e da procura.
Chegamos, então, à resposta que procurávamos: o valor depende de uma combinação da utilidade com a escassez, ou, na linguagem dos economistas, ele depende da utilidade marginal, entendida como a satisfação proporcionada pela última unidade de um dado bem, em um dado momento do tempo.
A partir do ponto em que se encontra a oferta e a demanda se determina o preço ou o valor de mercado. Como mencionado anteriormente, os governos tentam manipular esta situação. Assim, eles atribuem um valor máximo ao produto em questão.
Os bens e serviços inicialmente podem ser classificados em: Bens livres: São aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor, Ex: o ar, o mar, a luz solar. ... Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc.