Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.
Os Mestiços eram os descendentes de espanhóis com autoridades nativas locais, ocupavam uma posição intermediária na sociedade colonial espanhola. Já os Índios e os Negros eram a base da sociedade espanhola, não tinham direitos políticos e eram a grande força produtiva nacional.
Resposta. Resposta: A liberdade durante os processos de independência era necessária para que os criolos/povos originais e africanos, pudessem deixar de trabalhar para seus senhores e serem livres tendo uma vida comum sem escravidão.
Os Criollos exploravam o trabalho dos mestiços e dos negros, eram donos da maior parte dos meios de produção e estavam se tornando um grande perigo para a Espanha. Por isso, a Coroa espanhola decidiu criar novas leis: Os impostos foram aumentados.
Consequências da Independência da América Espanhola A fragmentação de territórios deu origem a nações completamente novas. No entanto, a consequência mais emblemática foi o enfraquecimento da Espanha como potência mundial.
Além disso, podemos citar como causas:
Na América espanhola, a ocupação da Espanha pelas tropas de Napoleão enfraqueceu o controle da metrópole sobre as colônias. Em 1811, o padre Hidalgo tentou sem êxito proclamar a independência do Vice-Reino de Nova Espanha (México). ... O méxico tornou-se então uma República federal independente.
Resposta. a elite letrada da América espanhola inspirou-se no conjunto de idéias iluministas. ... Ao mesmo tempo em que existia toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e o fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuíram para o processo de independência.
Atualmente o Bolivarismo é compreendido como a intenção dos países de cunho socialista em unir os países da América Latina, seguindo a doutrina e as inspirações de Simon Bolívar. O Mercosul possui influências ideológicas desse movimento, mas não vingou.
Resposta. Resposta:A América teve sua divisão de acordo com os interesses econômicos e com as realidades que os espanhóis enfrentavam. Todos os territórios americanos foi dividido em vice-reinados e capitanias gerais. ... Os locais chamados de vice-reinado eram Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata.
A Coroa Espanhola dividia a América de modo a facilitar sua administração. Assim, as terras eram separadas entre quatro vice-reinos (Nova Granada, Rio da Prat, Nova Espanha e do Peru) e quatro capitanias (de Cuba, Venezuela, Chile e Guatemala).
Isso aconteceu porque a Espanha dividiu seus territórios na América em quatro grandes vice-reinados, além de outras capitanias gerais e […] Por causa de diferenças nos processos de colonização e de independência. ... No Brasil, a criação das capitanias hereditárias foi uma experiência parecida.
Afinal, por que a América portuguesa se tornou um único país, enquanto a América espanhola se fragmentou em outros tantos? Não há apenas uma única razão, mas várias, segundo historiadores entrevistados pela BBC News Brasil. ... No Brasil, diz ele, a elite era muito mais homogênea ideologicamente do que a espanhola.
Explicação: Sabe-se que a sociedade colonial da América Espanhola era pautada na desigualdade social, divisão hierárquica de trabalho e representatividade política e da exploração violenta dos mais poderosos sobre as camadas mais necessitadas.
Outro motivo que explica a manutenção da unidade do Brasil, senão o mais importante, foi a fuga da família real portuguesa para sua então maior colônia, de acordo com os historiadores. ... "Se Dom João não tivesse vindo para o Brasil, o país teria se dividido em cinco ou seis países.
No caso da América latina formaram-se vários países somente após a independência, devido a ausência de um governo centralizado na Espanha durante o período napoleônico na Europa, e também devido a ausência de um poder que pudesse manter a integridade territorial como ocorreu no Brasil.
Mas por que então nossas terras não foram anexadas ao Império Espanhol? Esses “descobrimentos” não foram validados porque prevaleceu a regra do Tratado de Tordesilhas, que determinou quantas milhas para o oeste das terras recém-encontradas haveria o domínio da Espanha.
Temor social Preocupações econômicas e sociais também contribuíram fortemente para assegurar a unidade do Brasil. Segundo Graham, fazendeiros e homens ricos das cidades acabaram aceitando uma autoridade central por dois motivos: a ameaça de desordem social e o apelo de uma monarquia legítima.