Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
Verificado por especialistas A) Ás colunas indicam famílias ou grupos, estes estão organizados de acordo com ás propriedades químicas e físicas semelhantes. São 18 grupos presentes na tabela periódica. ... Ás linhas indicam períodos a tabela periódica é composta por 7períodos estes tem a mesma propriedades.
A tabela periódica atual é organizada em linhas horizontais e segue a ordem dos números atômicos, de forma crescente. A maneira correta de consultar a tabela é lê-la do mesmo jeito que você lê um texto comum, ou seja, da primeira linha e da esquerda para a direita.
Cada quadrado da tabela periódica indica o átomo de um Elemento Químico representado por um símbolo. Você pode ver na primeira coluna os símbolos: H, Li, Na, K, Rb, Cs, Fr; eles simbolizam os átomos dos elementos químicos Hidrogênio, Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio, respectivamente.
Sendo assim, devemos ler a tabela periódica como se fosse um texto, de cima para baixo e da esquerda para a direita. Então partindo deste sentido normal de leitura, o primeiro elemento químico que você vai encontrar é o número atômico 1, que é o hidrogênio, representado pela letra “H”.
A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico. Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas.
Configurações eletrônicas e a tabela periódica Os elementos são ordenados na tabela periódica de acordo com seu número atômico, a quantidade de prótons que eles têm. Em um átomo neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons, então é fácil determinar o número de elétrons pelo número atômico.
O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P). Cada elemento químico possui um número atômico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico.
O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.
Resposta. bom o número atômico diminui de 2 unidades e o número de massa diminui de 4 unidades.
urânio
Na tabela periódica, os elementos são organizados em ordem crescente (do menor para o maior) com relação ao número atômico, sendo que o primeiro elemento é o Hidrogênio, de número atômico 1, o menor numero atômico dos elementos.