Caminha descreve os indígenas da seguinte forma:"Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. ... A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura."
Resposta. Resposta: Nem todos os brancos que chegavam do mar era portugueses, e os povos que viviam nas cercanias do litoral logo aprenderam a distingui-los. Os portugueses insistiam com os reis e notáveis do litoral que não transacionassem com os outros europeus, por eles qualificados como piratas.
Os portugueses procuraram dominar cada vez mais territórios no Brasil para que o seu projeto colonial pudesse ser bem-sucedido, já que os novos territórios poderiam representar novas riquezas (como o ouro, encontrado na região de Minas Gerais).
A exploração atlântica foi realizada por Portugal, porque o país reuniu todas as condições para lançar-se nesse empreendimento. Os portugueses tinham um país politicamente centralizado, com uma monarquia estável, desde o final do século XIV, e um território unificado, desde o século XIII.
A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do ...
Resposta. A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.