Os levitas eram israelitas da tribo de Levi. Essa tribo foi escolhida por Deus para cuidar do templo e guiar o povo na adoração a Deus. Os os sacerdotes do templo eram todos descendentes de Arão, que era levita.
Basicamente os levitas foram dedicados a um ministério de auxílio aos sacerdotes. Os levitas executavam muitas atividades. Suas principais funções são descritas resumidamente em Números 1:50, onde se lê: “Eles levarão o Tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão e assentarão o seu arraial ao redor do Tabernáculo”.
Os Levitas eram escolhidos por Deus desde a época de Moisés, quando foram chamados para servir no Tabernáculo. Mais tarde, durante o reinado de Davi, eles foram organizados em classes e famílias para servirem no Templo em Jerusalém.
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C.
As famílias da tribo de Levi, os levitas, receberam a importante missão de cuidar e permanecer a serviço do Tabernáculo, conforme registro bíblico: “As famílias da tribo de Lei, porém, não foram recenseadas juntamente com as outras, porquanto o Senhor havia ordenado a Moisés: ‘Não registrareis, contudo, a tribo de Levi e não a recenseareis no meio dos filhos de Israel; Mas estabelece, tu mesmo, os levitas, para o serviço do Tabernáculo que guarda as tábuas da Aliança, de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence.
O Projeto Gospel nasceu para trazer informações cristãs como .. “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”. O foco principal é tirar as dúvidas e trazer um material que agregue na sua vida espiritual.
Não perca a oportunidade de aprender mais sobre como servir a Deus e fazer a diferença em sua comunidade. Descubra como você pode encontrar o seu lugar no ministério e servir ao Senhor com toda a sua devoção.
Na verdade, os levitas eram uma tribo de Israel, descendentes de Levi, filho de Jacó, e sua esposa, Leah. Eles foram designados por Deus para servir no templo e cantar louvores a Ele. Os levitas também eram responsáveis por guardar e transportar a arca da aliança.
Apesar de sofrerem várias alterações em suas funções ao longo dos tempos, os levitas continuavam distinguidos dos sacerdotes no período do Novo Testamento. Isto fica claro na Parábola do Bom Samaritano. Nela o Senhor Jesus menciona tanto um levita quanto um sacerdote (Lucas 10:31,32).
Há um princípio aqui que não foi removido, antes ratificado no Novo Testamento: os obreiros do Senhor são dignos de serem mantidos pela Igreja, se vocacionados por Deus para dedicarem-se integralmente ou exclusivamente em sua obra.
Esse sistema religioso com todos os seus elementos, símbolos e ofícios (incluindo sacerdotes e levitas), era temporário. Ele servia apenas para apontar para o ministério redentor de Cristo, o qual é perfeito e permanente. Cristo é o nosso Sumo Sacerdote, e por isso não precisamos mais da ordem levítica (Hebreus 7:27).
Qualquer profano que se aproximar dele será sumariamente condenado à morte. Os filhos de Israel acamparão cada um em suas próprias tendas, junto de seu próprio estandarte de família, segundo seus exércitos.
Não podemos nivelar por baixo! Há homens e mulheres de Deus trabalhando com seriedade pelo reino, e nada mais justo do que darmos-lhes todo subsídio necessário para que prossigam avante, especialmente, como destaca Paulo, os que trabalham na palavra e na doutrina!
Também deveriam estar preparados para render graças e louvores a Deus, o Senhor, todas as manhãs, ao raiar do dia, e em todas as tardes, ao pôr do sol e oferecer continuamente diante do Senhor todos os holocaustos que eram queimados no sábado, Shabbath, nas festas da Lua Nova e nas festas com datas fixas.
O Bíblia Legal foi feito com intuito de levar versículos bíblicos e a palavra de Deus ao maior público, espero que goste e Deus abençoe a vida de cada um.
Os levitas não são mencionados como uma ordem sacerdotal distinta no contexto cristão. No entanto, a importância dos levitas, como servos dedicados ao serviço sagrado, continua a ser lembrada como um exemplo de dedicação e devoção a Deus.
Na bíblia hebraica e no alcorão, Aarão, ou Arão (אַהֲרֹן, palavra que significa "progenitor de mártires" em hebraico possivelmente relacionado com o egípcio "Aha Rw," "Leão Guerreiro"), foi o irmão mais velho de Moisés (Êxodo 6:20), e um profeta do Deus de Israel servindo como o primeiro sumo sacerdote dos hebreus.
Sacerdote é a denominação de uma autoridade ou ministro religioso, que tem o poder de dirigir e/ou participar de rituais sagrados de determinada religião. Também participam dos ritos religiosos, como os de sacrifício e expiação de uma divindade. O sumo sacerdote é o nome dado ao mais alto posto de uma religião.
Ele entrava no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados da sua própria casa como também pelos pecados da nação. Para adentrar ao lugar santíssimo havia também a cerimônia do incenso,onde sumo sacerdote tinha todo um ritual a cumprir pra só então poder entrar ao santo dos santos.
Tendo Poncio Pilatos lavado as mãos para não se envolver diretamente no julgamento de Jesus Cristo, este acabou condenado à morte por José Caifás, supremo sacerdote do Templo de Jerusalém. Caifás era um dos judeus mais ricos daquela época e vivia suntuosamente.
Como a perfeição do corpo era uma exigência, pois o sacerdote não poderia ter defeito físico , Malco com sua orelha direita decepada, via agora seus sonhos tornarem-se verdadeiros pesadelos. ... E o nome do servo era Malco” e complementa Lucas 22:51 “[...] e respondendo Jesus, disse: deixai-os; basta.
O próprio interrogador de Jesus na parábola, que era ele próprio doutor da lei (vv. 10), provavelmente também tinha preconceito contra samaritanos, que o levassem a deduzir que se um sacerdote e um levita se recusaram a ajudar um necessitado, tampouco um samaritano o faria.
Aarão e seus quatro filhos foram escolhidos por Jeová para exercerem o ofício sacerdotal, mas Nadabe e Abiú ofereceram um fogo estranho a Jeová, no deserto do Sinai, o que não lhes foi ordenado, e foram consumidos pelo fogo. Como Nadabe e Abiú morreram sem filhos, a função sacerdotal passou para Eleazar e Itamar.
Havia um sacerdote responsável pela administração de um grande templo, o qual era considerado como sumo sacerdote, seu poder religioso era tão grande que, na prática, ocupava a função do faraó. ... Depois do sumo sacerdote estava o segundo profeta, responsável pela organização econômica dos templos.
Eram eles que escreviam sobre a vida dos faraós, registravam a cobrança de impostos e copiavam textos sagrados. Os escribas usavam o papiro para escrever dados e textos ou registravam nas paredes internas das pirâmides. Os Sacerdotes no Antigo Egito estavam na hierarquia social abaixo apenas no Faraó.
Nadabe e Abiú morrem após desrespeitarem ordens divinas no tabernáculo.
7º – Ao queimarem o incenso usaram fogo de outro lugar e não do altar, por isso, foi chamado de “Fogo Estranho”. O sumo sacerdote havia sido ordenado a queimar o incenso com brasas tiradas do altar de bronze (Lv 16.
No mesmo livro, em 9:24, diz que eles acenderam seu incensário não com fogo do altar – que tinha sido recentemente aceso pelo Senhor, e que daí por diante deveria ser usado tanto para oferecer o sacrifício quanto para queimar o incenso -, mas com fogo tirado de outro lugar; por não ser tirado do altar, esse fogo é ...