Era um homem que havia sido preso nas gales por roubas um pão que quando foi solto foi depois de algumas coisas hospedado na casa do Monsenhor Bem-Vindo ( Padre) e roubou os valiosos cálices e talheres.
Eis aqui mais um nome saído diretamete das páginas dos livros: Fantine foi o nome usado por Victor Hugo para a mãe de Cosette em seu romance Les Miserables (1862). ... Hugo teria nomeado-a a assim para que parecesse um derivado da palavra francesa “enfant”, ou seja, "criança".
Chegando em Montreuil-sur-Mer, ela começa a trabalhar na fábrica do senhor Madeleine, mas é mandada embora quando descobrem que ela é mãe solteira, já que a fábrica não admitia mulheres com maus costumes.
Javert, o chefe de polícia da cidade (que sempre desconfiou de Madeleine), assiste a este feito, o que o faz dobrar suas suspeitas de que Madeleine seja, na verdade, Jean Valjean, um prisioneiro das galés que conheceu quando trabalhava como guarda em Toulon.
O romance conta a triste história de um homem (Jean Valjean), que, por ver os irmãos passarem fome, rouba um pedaço de pão e é condenado a 5 anos de prisão. Devido às tentativas de fuga e mau comportamento na cadeia, acaba sofrendo outras condenações, pagando 19 anos de reclusão.
5. Que destino tem esse casal [Thénardier] no final do romance? No final do romance, com a senhora Thénardier morta na prisão, senhor Thénardier e Azelma viajam aos EUA, onde ele se torna um comerciante de escravos.
Javert por ser irracionalmente cego pela justiça, se joga as águas frias e extremamente turbulentas do rio Sena, ele se suicida por ter sido salvo por Jean Valjean, um ex forcado das gales e ele não suportava esse fato de não prende-lo pelos inúmeros crimes que ele havia cometido, mas também não poderia prender um ...
Jean Valjean já não era mais o mesmo homem. O perdão concedido pelo bispo o ofuscava. Roubara a moeda do garoto em um impulso, por hábito, por instinto. Mas, quando Jean Valjean tomou consciência de seu ato, veio a angústia.
Por isso chama " OS miseráveis "pois relata as misérias da vida .
Jean Valjean, diante do desemprego e da fome de sua família, roubou um pão e foi preso por dezenove anos, pena agravada por quatro tentativas de fuga.
Os temas abordados nesta obra são pobreza, injustiça social, solidariedade, leis, entre outros.
A quem tem dúvida quanto as edições, a da Penguin possui a melhor tradução, ainda que o box seja frágil e o livro seja sem orelhas. Antes de tudo, Os Miseráveis é um elogio a história, aos fatos, aos sentimentos humanos e à literatura.