Também designado diagénese, define o processo pelo qual os sedimentos não consolidados são transformados em rochas sedimentares consolidadas. Uma das ações que afeta os sedimentos é a compactação.
Diagênese refere-se aos processos geológicos (físicos, químicos, biológicos,..) de baixa temperatura, como desidratação, cimentação, compactação, dissolução, reações minerais e outros que sucedem à deposição de sedimentos, levando, geralmente, a transformação destes em rochas sedimentares (litificação).
Litificação é um conjunto complexo de processos que convertem sedimentos em rocha consolidada. A litificação pode envolver vários processos como desidratação, compactação, cimentação, recristalizações, lateritização, enriquecimento iônico. ...
Significado de Sedimento substantivo masculino Depósito produzido pela precipitação de matérias dissolvidas ou suspensas num líquido: os rios são ricos em sedimentos. As partes sólidas que a urina deposita no fundo do vaso que a contém. ... Etimologia (origem da palavra sedimento). Do latim sedimentu.
Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais.
O intemperismo é um processo que representa o caráter dinâmico do solo e das rochas. O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.
O intemperismo químico e o conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas. É o processo de decomposição da rocha onde os vários processos químicos alteram solubilizam e depositam os minerais das rochas transformando-a em solo, ou seja, ocorre a alteração química dos seus componentes.
O intemperismo químico ocorre quando há uma decomposição dos minerais que estruturam as rochas. Esses minerais transformam-se de primários para secundários, a exemplo dos argilominerais. Quando uma rocha decompõe-se e o seu material transforma-se em argila pela ação da água, temos aí um exemplo de intemperismo químico.
Intemperismo físico – degradação da rocha por meio de processos físicos, sem alteração da sua composição química. Intemperismo químico – conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas.
O intemperismo físico é a desagregação das rochas, ou seja a quebra dessas de forma física. O intemperismo químico, é quando os elementos da natureza alteram a composição da rocha. ... O intemperismo biológico ocorre quando a transformação da natureza ocorre a partir da ação de seres vivos como as bactérias.
O principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. ... O intemperismo químico atua através de reações de hidratação, dissolução, hidrólise, acidólise e oxidação. Os feldspatos e as micas são transformados em argilas, permanecendo o quartzo inalterado.
Os principais processos químicos que ocorrem nesse tipo de intemperismo são: a hidrólise, a hidratação, a oxidação, a redução, a carbonatação e a dissolução.
Os minerais mais facilmente atacáveis pela ação do “ácido carbônico” são aqueles que contêm um ou dos dois seguintes elementos principais: Fe, Ca, Mg, Na ou K. Nas reações geralmente formam-se carbonatos desses elementos.
O produto final do intemperismo químico normalmente são argilominerais.
Os produtos do intemperismo, que são a rocha alterada, também chamada de alterita, e o solo, estão sujeitos aos outros processos do ciclo supérgeno: erosão e transporte, os quais acabam levando à denudação continental.
Horizonte O – horizonte formado pela matéria orgânica em vias de decomposição, razão de sua cor escura. Horizonte A – zona com mistura de matéria orgânica e substâncias minerais, com bastante influência do clima e alta atividade biológica. ... Horizonte C – mistura de solo pouco denso com rocha-matriz pouco alterada.
As formas altimétricas de relevo – ou seja, a topografia – interferem no intemperismo principalmente a partir da regulação do escoamento, infiltração e drenagem da água. ... Quando essa drenagem é menor, esse tipo praticamente não ocorre.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.
O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.
1º Etapa - A rocha mãe surge à superfície da Terra. ... 3º Etapa - Os restos de seres vivos colonizam a rocha juntamente com as partículas resultantes da fragmentação desta. Quando os seres vivos morrem, os fragmentos da rocha que se vão originando, acumulam-se formando um solo pouco espesso, o solo primitivo.