Aías, em hebraico: אחיה [aχijah], foi um profeta levita, de Siló, na época de Salomão (século X a.C.), segundo se menciona na Bíblia, no livro primeiro dos Reis.
Jeroboão, em hebraico ירבעם, provavelmente significa “o povo contenderá”.
Jeroboão teve problemas na convivência com Salomão, inclusive provocou uma revolta contra o reinado dele, foi derrotado e por isso fugiu para o Egito. Uma década depois que Salomão morreu, ele retornou para sua terra. Foi quando as dez tribos de Israel chamaram Jeroboão, para sucedê-lo no trono.
Nadabe
Reoboão
912 a.c. Abias, (hebr. אביּהוּ) cujo nome significa, literalmente, יהוה é (meu) pai, interpretado como adorador de יהוה, também chamado de Abijão, foi neto de Salomão e filho e sucessor de Roboão no reino de Judá.
Naamah
Maacah
Quando Asa teve a oportunidade de se corromper, ele a agarrou com unhas e dentes e esqueceu de confiar a Deus o controle do seu reino. ... No final de sua vida, tornou-se um homem velho e doente, afastado de Deus. Na sua doença não pediu ajuda ou cura ao Deus de Israel. Confiou apenas em homens.
O rei Asa foi rei de Judá e sua história está relatada na bíblia. Ele era neto de Absalão e neto do rei Davi. ... Apesar de seu esforço em obedecer ao Senhor, o período de paz em seu reinado chega ao fim, quando ele faz uma aliança com o rei da Síria para se livrar da opressão de Israel.
Asa (ou Asafe) foi o terceiro rei de Judá após o cisma de Israel. Era filho de Abias e neto de Roboão e de Maacá que, por sua vez, era mãe de Absalão. Reinou 41 anos sobre Judá em Jerusalém (912-871 a.C.). Foi enterrado na Cidade de Davi.
Foi somente no final do século XIII a.C. que os hebreus fugiram do Egito sob a liderança de Moisés. ... Para evitar a desunião religiosa e política do povo hebreu, o sistema de organização política dos hebreus foi posteriormente sucedido pelos juízes, que controlavam as questões militares e religiosas do povo hebreu.
Ciro I