Em 1985, Tancredo Neves foi eleito pelo Colégio Eleitoral com 480 votos contra 180 de Paulo Maluf que representava a ditadura. Na véspera da posse de Tancredo em 14 de março de 1985, ele foi internado. No dia seguinte, José Sarney tomou posse interinamente até que o titular assumisse.
É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos não são eleitos diretamente pelo povo, mas por um colégio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus governantes.
Eleição presidencial no Brasil em 1891
Sucessão e posse presidencial José Sarney assumiu a Presidência em 15 de março de 1985, jurando a Constituição de 1967, no Congresso Nacional, aguardando o restabelecimento de Tancredo.
21 de abril de 1985
José Sarney foi eleito vice junto com Tancredo Neves nas eleições de 1985; como Neves estava com problemas de saúde e incapaz de comparecer à cerimônia de posse, Sarney tomou posse como vice-presidente e exerceu a presidência interina até a morte do presidente eleito um mês depois.
21 de abril de 1985
O vice-presidente José Alencar ao lado de sua esposa Mariza na posse do segundo mandato em 1 de janeiro de 2007.
São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil
Eleição indireta de Tancredo Neves e aprovação de uma Assembleia Constituinte. Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido entre 1983 e 1984.
O ex-presidente Ernesto Geisel declarou seu apoio à candidatura de Tancredo Neves.
São Paulo, São Paulo, Brasil
O atual período da história política brasileira, conhecido como Nova República, teve em início em 1985 com eleição indireta de Tancredo Neves para presidente no Colégio Eleitoral. O vice de Tancredo, José Sarney, fora ligado ao regime militar. ... Havia o temor de uma crise política e de um possível retorno dos militares.
Aliança Democrática (AD) foi uma coligação de centro-direita, formada em Portugal 1979 pelo Partido Social-Democrata (PPD/PSD), pelo Centro Democrático Social (CDS) e pelo Partido Popular Monárquico (PPM) e reformadores.
Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.
15 de março de 1985
A Ditadura Militar foi iniciada em 1964 e encerrada em 1985. Nesse período, o autoritarismo, a censura e a tortura foram práticas comuns do governo. Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. ... Encerrou-se em 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil.
Por fim, os países considerados como ditaduras, ou não livres, são aqueles que apresentam eleições em processos não democráticos, ou nem existem eleições, assim como países em que atuam no controle das liberdades civis de seus cidadãos. Alguns exemplos de países assim são o Iraque, Vietnã e Venezuela.
Fala-se na existência de ditadura civil (ou civil-militar), socialista ou comunista. Mas será que estes tipos de ditadura existem mesmo?
Considerando ditaduras monárquicas, foi o Rei Sobhuza II, da Suazilândia, que reinou por 82 anos e 254 dias.
Principais características do regime militar no Brasil: - Cassação de direitos políticos de opositores ao regime; - Repressão aos movimentos sociais e manifestações políticas de oposição; - Censura aos meios de comunicação; ... - Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição);
Ditadura militar é o regime político no qual membros das Forças Armadas de um país centralizam política e administrativamente o poder do Estado em suas mãos, negando à maior parte dos cidadãos a participação e a decisão nas instituições estatais.