A verdade é que Newton e Leibniz descobriram o cálculo de forma independente. Newton entre 1666 e 1669, e já tinha escrito dois livros em 1671.
Destes problemas ocuparam-se grandes cientistas do século XVII, porém o clímax destes esforços -- a invenção (ou descoberta?) do Cálculo -- coube a Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz.
1666 Ano milagroso da ciência, Isaac Newton desenvolve o Cálculo Diferencial e Integral.
Veja 5 dicas para aprender cálculo
Veja algumas dicas abaixo de como aprender cálculo I:
O Cálculo Diferencial de Várias Variáveis é essencial para as manipulações mais elementares destas grandezas físicas: por exemplo, o campo vectorial velocidade é a derivada em ordem ao tempo do campo vectorial posição. Por sua vez, a aceleração é obtida derivando a velocidade em ordem ao tempo.
Ou seja, são ferramentas que ajudam a calcular número muito pequenos, mas que são maiores que zero. ... O que o torna o cálculo infinitesimal tão versátil é a grande variedade de áreas em que pode ser aplicado, como na matemática, na física, na tecnológica e na economia.
Em matemática, o conceito de limite é usado para descrever o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequência de números reais, à medida que o índice (da sequência) vai crescendo, i.e. tende para infinito.