Quem era Albernaz? Empregado de Quaresma, trabalhava no sítio ajudando ao patrão. Pai de Policarpo Quaresma. Vizinho de Quaresma.
Fazer propaganda política pelas ruas, para eleger um novo presidente. Casar sua irmã, pois já estava com uma idade avançada e não queria morrer solteira. Casar-se com uma das filhas de seu vizinho, o Albernaz. Declarar o Tupi-Guarani como a língua oficial do Brasil.
Policarpo Quaresma não se suicidou; ele foi condenado à morte, acusado de traição ao governo de Floriano Peixoto. ... Policarpo Quaresma era um grande patriota. Foi um cidadão que sempre valorizou e lutou pela cultura brasileira, chegando, inclusive, a defender que o tupi-guarani se tornasse o idioma oficial do país.
Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa. ... Segundo ele, o período é uma espécie de preparação para a Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou depois de ter sido morto e crucificado.
Eram as formigas, pois não deixavam as plantações da Quaresma prosperarem.
Policarpo Quaresma representa o ufanismo nacionalista sobre a formação do Brasil enquanto uma nação. O objetivo do personagem, então, é afirmar o Brasil como um país independente, com uma cultura singular e original, um idioma próprio. O Major Quaresma tenta insistentemente procurar esses elementos no Brasil.
1 - O trecho apresenta dois retratos de Policarpo: o que caracterizou a sua vida e aquele que surge diante da morte.
b) Registre as características de Policarpo Quaresma que podem ser inferidas a partir da leitura do requerimento. I voluntarismo. II ingenuidade. III idealismo.
1 - Quem era Policarpo Quaresma? R= Protagonista do livro, era visto como um louco, gostava de solidão e vivia lendo livros.
Resposta. Resposta: a) o objetivo de mandar o requerimento a câmara, era a troca do idioma brasileiro do português para o tupi- guarani. Segundo ele, língua original do Brasil, e, por isso deveria ser a língua falada entre o povo.
Ela acredita que, os roceiros viviam como pessoas felizes, saudáveis e alegres, além de viverem em grandes casas. Porém, o que ela não sabia era que se tratava de pessoas pobres, que não tinham nem o que comer e suas casas eram de barro, ao invés de telhas.
Verificado por especialistas a) Olga imaginava que o pessoal do campo vivia de maneira bem feliz, cheios de alegria e com a saúde em dia. Também acreditava que os mesmos moravam em casas enormes, quase como mansões.
Policarpo Quaresma tinha a imagem idealizada de que o povo brasileiro era o mais belo, mais forte, mais inteligente e mais trabalhador de todos os povos entre todas as nações.
f) Que passagem do texto 2 comprova que Policarpo Quaresma se arrepende de seu patriotismo ao fazer um balanço de sua existência? g) Considerando o texto 2, é possível inferir as críticas que Lima Barreto propõe por meio do personagem Policarpo Quaresma.
Era tão patriota (que propôs o tupi-guarani como língua oficial e proibiu a irmã de fazer um frango com petit-pois, porque o prato era estrangeiro) e era tão ingênuo que vivia sendo ridicularizado e acabou internado num hospício. ...
As obras de Lima Barreto apresentam uma linguagem coloquial e fluida. Uma das características é o teor satírico e humorístico presente em seus escritos. Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social, expressando muitas injustiças como preconceito e o racismo.
"O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste, abatido da gente pobre. Educada na cidade, ela tinha dos roceiros idéia de que eram felizes, saudáveis e alegres. Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas?
pode-se afirmar que a literatura pré-modernista deu voz a elementos marginalizados da cultura brasileira.
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
O pré-modernismo não é considerado uma escola literária pois é uma fase de transição. E o que diferencia ele de outras escolas literárias é o fato de o mesmo, não possuir um grupo de escritores que seguem os mesmos padrões literários.