Os Conselheiros de Administração devem eleger entre si o Presidente do colegiado, que não deve ter funções executivas e responderá pelas atividades do órgão, principalmente perante os associados.
Conselho Fiscal: A eleição dos membros do Conselho Fiscal deve ser individual, e não por chapa, sendo empossados os candidatos mais votados, a fim de favorecer a independência do órgão. A eleição do Conselho Fiscal deve ser desvinculada e independente da eleição para o órgão de administração estratégica.
O Conselho de Administração/Diretoria é órgão colegiado eleito pelos cooperados em Assembleia Geral, responsável pelo direcionamento estratégico da cooperativa. ... O Conselho/Diretoria deve preservar os legítimos interesses dos associados da cooperativa, seu objeto social e sua sustentabilidade no longo prazo.
Por ser um empreendimento democrático, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho de Ética de uma cooperativa são eleitos diretamente pelo quadro social, onde cada associado tem apenas um voto. Os candidatos só podem ser associados e o mandato não pode ser superior a quatro anos.
O papel de apoio exercido pelo conselho de administração fica evidenciado nas cooperativas singulares onde as orientações sistêmicas são relevantes na determinação da estrutura e dos processos da cooperativa.
3o - Participação econômica dos membros - Todos são donos. Em uma cooperativa, todos são associados, que adquirem cotas para entrar na sociedade e têm direito a participar democraticamente de todas as decisões da instituição.
Numa cooperativa os direitos e obrigações são iguais para todos. Ninguém tem mais ou menos poder ou benefício, por ter mais ou menos capital. A solidariedade é a alavanca de todo e qualquer processo cooperativo, pois é por meio da ajuda mútua que se constrói uma economia solidária e coletiva.
Valores Cooperativos
6º - Intercooperação – É a cooperação entre as cooperativas, para o fortalecimento do movimento como um todo e dos princípios cooperativistas.
Alguns ramos se uniram, outros foram ressignificados. Agora, somos: agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviços; e transporte. Na prática, o dia a dia da cooperativa permanece igual.
Segundo dados da ONU, no mundo, uma a cada sete pessoas é associada a uma das cooperativas existentes, gerando mais de 250 milhões de empregos diretos. No Brasil, existem quase 7 mil cooperativas, nos mais diferentes setores da economia, com 13 milhões de cooperados e 350 mil empregados.
"O Brasil possui 916 cooperativas de crédito e 10,1 milhões de cooperados. Se as cooperativas fossem uma única instituição financeira, já seriam o sexto maior banco do Brasil. Atualmente, representam 5% dos depósitos de todo o sistema financeiro.
Resultados - A pesquisa da ACI/Euricse levou em conta informações de 4.
Maiores cooperativas em volume de negócio segundo o World Cooperative Monitor
No total, nosso país já conta com 6.