Jean-Jacques Rousseau
Para Hobbes a não-agressão ocorreria baseada no medo - o Estado, com o monopólio da violência, violentamente coibiria as agressões -, enquanto que para Locke se dava pelo respeito - de modo que a "concórdia geral" seria imposta pela violência no primeiro caso e "imposta" pelo acordo mútuo no segundo.
Locke, assim como Hobbes, acredita no ser humano no seu estado de natureza. ... Ao contrário de Hobbes; em que o estado de natureza é um estado de guerra, insegurança e violência; o estado de natureza lockiano é um estado de paz e harmonia com homens dotados de razão e consumidores da liberdade e dos direitos naturais.
Segundo Locke, o homem é naturalmente bom, suas experiências, sua sociedade vão moldá-lo para o bem ou mal. Já para Hobbes, o homem é naturalmente mau, e isso gerará o caos (guerra, violência), o contrato social seria uma forma de obter a tranquilidade, paz em troca da liberdade.
O contratualismo é uma teoria política e filosófica baseada na ideia de que existe uma espécie de pacto ou contrato social que retira o ser humano de seu estado de natureza e coloca-o em convivência com outros seres humanos em sociedade.
Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil. ... O homem deve renunciar de seu poder individual e cedê-lo para um único soberano. Esse soberano, com posse do poder de todos os homens, funcionaria como agente de manutenção de ordem da sociedade.
Um pensamento rebelde na Era da Razão Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1784) e seus pares exaltavam a razão e a cultura acumulada ao longo da história da humanidade, mas Rousseau defendia a primazia da emoção e afirmava que a civilização havia afastado o ser humano da felicidade.