Para dar baixa no gravame após a quitação do veículo, é necessário pagar uma taxa de aproximadamente R$181,00. Essa taxa é de responsabilidade do proprietário, por isso, se o seu veículo já está prestes a ser evitado, já separe essa quantia para retirar o gravame e não ter surpresas.
Você pode optar pela retirada do gravame e aí você vai ter que se apresentar ao DETRAN com os seguintes documentos:
No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação. E pronto.
Não é possível realizar esse procedimento pela internet. A forma correta para isso acontecer é pela própria financiadora ou instituição financeira responsável pelo financiamento do veículo.
Como proceder O proprietário deve comparecer ao órgão de trânsito do estado com o DUT (recibo de compra e venda do veículo), portando as cópias e originais dos documentos pessoais e comprovante de residência.
No caso de inclusão de gravame de reserva de domínio realizada pelo Detran. SP (código `DET`), o proprietário do veículo deverá comparecer à Unidade de trânsito de registro do veículo para proceder à baixa do gravame, com o comprovante da quitação do financiamento do veículo, com reconhecimento de firma em cartório.
Para realizar a consulta do gravame de veículos basta ter o número da placa do automóvel e o número do RENAVAM, para que o sistema de Consultas Prime possa realizar a pesquisa de forma ágil e completa, por meio de plataformas online.
Como saber se um carro está alienado? Placa do carro e Renavam: para identificar um carro alienado você vai precisar da placa do carro e do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), encontrado no documento do automóvel. Site do Detran: depois, é só entrar no site do Detran da sua cidade.
Este serviço permite realizar a consulta de GRAVAME (apontamento financeiro ou restritivo) do seu veículo. Para sua comodidade e segurança, pode ser feita pela internet, sem necessidade de ir a um posto Poupatempo para solicitá-la.
É possível verificar se um veículo está alienado, através do site do Detran da sua cidade, de um jeito bem simples e rápido, podendo ser consultado através do seu smartphone. Basta acessar o site do Detran e clicar na aba “Veículos” e em seguida em “Pesquisar débitos e restrições em veículos de terceiros”.
quitei o financiamento de um veículo, e o itau até agora não deu baixa no gravame. Segundo Normativa do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, os Bancos têm até 72 horas para dar baixa na alienação de um veículo financiado por CDC, no caso do LEASING, tem o banco até 5 dias.
Como emitir o licenciamento GO na internet Acessando o site do Detran de Goiás, basta procurar por “Veículos” no menu e preencher as informações solicitadas. Como placa e número de Renavam. Automaticamente o sistema vai gerar o boleto para pagamento da taxa de renovação do CRLV, isto é, do licenciamento GO 2020.
Partindo novamente do princípio de que o documento foi atualizado, basta entrar no Portal e clicar em Meus Veículos. Após colocar a chave de acesso, o proprietário encontrará os veículos registrados em seu nome. Para imprimir, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado) e imprimir o documento.
Para imprimir, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). Precisa fazer o cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha.
Para isso basta acessar o endereço eletrônico http://www.detran.go.gov.br/. Posteriormente, é necessário informar dados do veículo, como placa e RENAVAM. Além da consulta será possível emitir a 2 Via de boleto para pagamento, na opção “Boleto de IPVA/licenciamento”.
pagamento do IPVA, Licenciamento e demais taxas, o cidadão pode emitir a guia para pagamento direto no site do órgão (www.detran.go.gov.br). No aplicativo Detran GO ON pode ser gerado o código de barras.
2 via do IPVA 2020 Detran GO – Tutorial Passo a Passo
Para consultar o valor a ser pago no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, o proprietário precisa abrir novamente o menu “Veículos” no site Detran GO, informar o número da placa e do Renavam para emitir o boleto.
O acesso ao boleto pode ser feito pelo site do Detran-GO. Para isso, basta clicar na aba “veículos”, inserir os dados e consultar, além de gerar o código de barras do boleto pelo App Detran GO ON, disponível para Android e iOS. A emissão também pode ser feita por meio do site da Secretaria da Economia, no banner IPVA.
2ª via IPVA 2020: veja ONDE e COMO emitir guia para pagamento
A superintendência de Política Tributária da Secretaria da Economia pondera que, se preferir, o contribuinte já pode pagar o imposto. Para isso, basta emitir o Documento de Arrecadação (Dare) diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).