Quem Deve Elaborar O Plano De Segurança Do Paciente?
Quem deve elaborar o plano de segurança do paciente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quem deve elaborar o plano de segurança do paciente?
A elaboração do plano deverá ser feita pela equipe multidisciplinar juntamente com a gerência de risco ligada ao núcleo de segurança do paciente.
Quem compoe o núcleo de segurança do paciente?
O NSP deve ser composto por equipe multiprofissional, formada por ao menos um médico, um farmacêutico e um enfermeiro. Todos devem ser capacitados em conceitos de melhoria da qualidade, segurança do paciente e em ferramentas de gerenciamento de riscos em serviços de saúde.
Quem é o responsável por realizar e implementar o PSP?
Suporte às ações desenvolvidas Já o desenvolvimento de ações e das estratégias previstas no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) é de responsabilidade do NSP, que deverá realizar ainda a implantação do Plano de Segurança do Paciente (PSP).
Quais são os eixos que envolvem a segurança do paciente?
O PNSP tem quatro eixos: O estímulo a uma prática assistencial segura; o envolvimento do ci- dadão na sua segurança; a inclusão do tema no ensino; e o incremento de pesquisa sobre o tema. A cultura de segurança do paciente é elemento que perpassa todos esses eixos.
O que é NSP núcleo de segurança do paciente?
36/2013, o NSP é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde7.
O que faz o NSP?
Os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.
Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente?
Estabelecimento de protocolos pelos serviços de saúde: são exemplos, os protocolos de Identificação do Paciente, Prática de Higiene das Mãos, Segurança Cirúrgica, Prevenção de Quedas e de Lesão por Pressão e Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos.