Windows
Sistema operativo ou operacional (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o ...
É um software ou conjunto de softwares cuja função é administrar e gerenciar os recursos de um sistema, desde componentes de hardware e sistemas de arquivos a programas de terceiros, estabelecendo a interface entre o computador e o usuário.
Por que é importante um sistema operacional ? Porque nos permite interagir e dar ordens ao computador. Sem um sistema operacional um computador é inútil, não teríamos a plataforma que carrega os programas para escrever uma carta, escutar música, navegar na internet ou enviar um e-mail por exemplo.
De forma resumida, o sistema operacional é o software básico para a utilização do computador, sem ele seria praticamente impossível um usuário comum utilizar o PC. Ele é o responsável por fazer a comunicação usuário/hardware.
Benefícios. A capacidade de criar relatórios agrupados de maneira lógica e incluindo todos os dados relevantes é um dos principais benefícios na utilização dos sistemas de informação pelas corporações. ... Os sistemas de informação têm grande importância no crescimento das empresas.
Um sistema de computação é um conjunto [hardware + software em execução] que contém funções capazes de analisar, interpretar e transformar cadeiais de elementos simbólicos discretos (dados), percebidos como informações relevantes para o usuário do mundo exterior.
A definição de Sistema Computacional provem da interação existente entre os diversos componentes de hardware, software e peopleware que trabalham de forma conjunta sobre uma determinada massa de dados de forma a produzir informações/resultados de interesse para outros sistemas/usuários.
Nela, o autor considera três categorias distintas: Software de base: idem à classificação anterior. Software de aplicativo: software que permite a realização de tarefas por usuários finais. Software cliente-servidor: software desenvolvido para rede ou internet.
Hardware : O Mouse, e o Teclado, Memória, gravador de CD, Gravador de Dvd, processador, placa mãe, disco rígido Etc.
O que é hardware? Os hardwares são as peças físicas que compõem um computador, como as placas, o monitor, o teclado, a placa-mãe e o disco rígido. Eles são divididos em quatro elementos: Dispositivos de entrada: são os componentes que o usuário conecta, como teclado e mouse.
A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores. Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador.
O hardware é a parte física do computador, que conseguimos "pegar"; exemplo, mouse, teclado e monitor. Software são os programas, como por exemplo excel, powerpoint e word.
Em Tecnologia da Informação, o conceito de hardware se aplica aos componentes de dispositivos em geral, como processador, placa-mãe, memória RAM, unidades de armazenamento (HDs, SSDs e memória Flash), bem como a dispositivos de entrada e saída (teclado, mouse, monitor, caixas de som, controle remoto, controle de ...
São placas ou aparelhos que recebem ou enviam informações para o computador. Alguns exemplos de periféricos são: Impressoras, Digitalizadores, leitores de CD – DVD, mouses, teclados, câmeras, etc. ... De saída: São aqueles que recebem informações do computador. Ex: monitor, impressora, caixas de som.
Em programação orientada a objetos um componente é a classe que implementa uma interface e é autônomo em relação a outros componentes do sistema. Um sistema de software pode ser formado inteiramente somente por componentes, pois estes se interligam através de suas interfaces.
Os dispositivos de entrada são os que inserem informações em um computador a partir de uma fonte externa. Exemplos incluem: teclado, mouse, microfone, scanner e telas sensíveis ao toque. Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para comunicar informações.
O periférico de entrada mais comum é o teclado, e o de saída é o monitor de vídeo do computador. No caso dos periféricos de entrada, além do teclado existem vários outros meios que permitem a entrada dos dados, alguns deles são: Fita magnética. Caneta óptica.
Exemplos
São exemplos de dispositivos de saída de um computador:
Impressoras digitalizadores leitores e gravadores drives de cds e dvds leitores de cartões de memória e disquetes mouses teclados câmeras de vídeo entre outros.
O periférico de entrada mais comum é o teclado, e o de saída é o monitor de vídeo ... é preciso recorrer a outros periféricos de saída existentes, como por exemplo: Impressora; Plotters; Microfilme; Caixas de som, etc.
São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos. São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora e outros.
Teclado, mouse e monitor são exemplos de dispositivos de entrada de dados. Teclado, mouse e scanner são dispositivos de entrada e saída de dados. Impressora, monitor, mouse e scanner são dispositivos de saída de dados.