A área de logística, portanto, é o coração da organização. Trata-se de uma área responsável por gerir e administrar todos os recursos da empresa, o que inclui os processos de produção, controle e distribuição.
A Logística existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos, já se utilizavam à logística. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. ... O conceito atual de logística nos negócios se desenvolveu na década de 1950.
Segundo Zikmund (2005, p. 3), a conceituação mais antiga de logística reversa foi estabelecida na década de 70, com o objetivo de atender às necessidades de recolhimento de materiais devido ao pós-consumo e pós- venda.
A logística reversa é um termo que surgiu a partir da necessidade de atender o recolhimento de produtos após venda ou consumo. ... Para colocar essa política em prática, é preciso organizar alguns processos, como o transporte para recolher o produto, por exemplo.
3) Como surgiu a Logística Reversa? Ela é decorrente de países que experimentaram o processo de industrialização há mais tempo. Os primeiros estudos tiveram início nas décadas de 70 e 80 em vários países europeus. Em 1991, na Alemanha, surgiu a primeira legislação tratando do tema.
A logística reversa permite reduzir custos com o reaproveitamento dos resíduos sólidos, impactando diretamente no caixa da empresa. Além disso, essa redução de custos pode se tornar um diferencial, efetuando a venda dos produtos a preços mais acessíveis e impulsionando as vendas.
A má gestão do lixo gera inúmeros danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta. A logística reversa existe para implementar e gerenciar o fluxo de matérias-primas que são gerados pela cadeia de distribuição.
3 - Aceitação da sociedade. Um dos bons motivos para incluir a logística reversa de resíduos é o crescimento e reconhecimento da marca como uma empresa sustentável. Advindo a isso vem o crescimento econômico da organização. Cada vez mais consumidores estão em busca de empresas socialmente aceitáveis.
5 empresas que são exemplos de logística reversa
O aspecto mais significativo da logística reversa é a necessidade de um máximo controle quando existe uma possível responsabilidade por danos à saúde (por exemplo, um produto contaminado).
A implementação da logística reversa proporciona as seguintes vantagens para as empresas: Minimização do impacto ambiental. A reutilização de materiais nos processos de produção evita a necessidade de explorar matérias-primas virgens e exige o uso de menor energia elétrica. Isso reverte em benefício da sociedade.
Diante da análise realizada, constatou-se que a logística reversa proporciona mais vantagens do que desvantagens, principalmente sobre a redução de custos de fabricação, especialmente com aquisição de matérias-primas, pois a empresa recupera valor sobre o produto capturado através do retorno do fluxo logístico.
Vantagem Ambiental:As empresas contribuem com a preservação do meio ambiente com a utilização da logística reversa, pois, ela busca solucionar o problema do descarte dos resíduos sólidos no meio ambiente, reduzindo a poluição e os desperdícios através da reciclagem, reutilização de materiais, recuperação de produtos e ...
O que é logística reversa? A logística reversa surgiu a partir da necessidade de recolher os produtos após a venda ou o consumo, enviando-os de volta às empresas responsáveis por darem o destino adequado a cada um, uma vez encerrados os seus ciclos de vida.