1886
Thomson
James Chadwick
O processo de identificação levou décadas … Rutherford já previa a possibilidade de uma partícula neutra desde a época de seu modelo atômico (isso na década de 20). Mas o nêutron somente é devidamente caracterizado em 1932, por um dos pupilos de Rutherford – James Chadwick.
Nêutrons. O nêutron são partículas neutras que fazem parte da estrutura atômica dos átomos, juntamente com os prótons. Ele tem massa, mas não tem carga. ... Para se calcular a quantidade de nêutron que um átomo possui basta fazer a subtração entre o número de massa (A) e o número eletrônico (Z).
O nêutron é a partícula mais indicada para bombardear núcleos atômicos porque apresenta carga elétrica nula. O nêutron (ou neutrão) refere-se a um bárion que é eletricamente neutro. O nêutron é formado por 'dois quarks down' e por um 'quark up', juntamente com o próton ele forma o núcleo atômico.
Nêutron (n0)
Sabe-se que o próton e o nêutron têm, cada um, 1,6 x 10-24 grama (ou 0,g). É infinitamente pequeno, mas ainda assim é 1 840 vezes mais pesado que a massa do elétron, de apenas 9,1 x 10-28 grama.
Esta propriedade de cada uma das partículas é chamada carga elétrica. Os prótons são partículas com cargas positivas, os elétrons tem carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.
O cálculo do número de partículas atômicas (prótons, nêutrons e elétrons) acontece por meio do número atômico e de massa.
No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. ... Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
O próton está localizado no núcleo atômico, mas é invisível ao microscópio comum, sendo 100 mil vezes menor do que um átomo e sua massa é menor do que a de um nêutron. Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Segundo o modelo de Dalton, os elementos químicos são representados por esferas de características diferentes. O sistema apresentado possui três tipos (preta, branca e vermelha), totalizando um total de 12 átomos. Já as substâncias seriam os grupos de átomos com características distintas.
Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior ...
Tem mais depois da publicidade ;) Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros. Assim, o número atômico 11 identifica os átomos de sódio e o número atômico 17 identifica os átomos de cloro.