Em 1850, na Escócia, James Young descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. Em agosto de 1859 o americano Edwin Laurentine Drake, perfurou o primeiro poço para a procura do petróleo, na Pensilvânia.
Em 1859, um americano chamado Edwin Drake perfurou na Pensilvânia um poço à procura de petróleo, que possuía grande quantidade para extração. Esse poço foi descoberto em uma região de pouca profundidade, de aproximadamente 21 metros, ao contrário das perfurações de hoje, que superam os 6.
O gás natural é um composto que pode ser obtido através de jazidas ou da queima de biomassa. O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso.
O gás natural é encontrado em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos em camadas de carvão através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.
O gás liquefeito de petróleo vem, como o próprio nome indica, do petróleo. ... O “ouro negro” é matéria-prima que origina diversas outras matérias, inclusive o GLP ou gás de cozinha. O GLP também pode ser extraído do processamento do gás natural, retirado das reservas do subsolo ou como produto do petróleo cru refinado.
O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular.