Qual A Importncia Do Teste De Coombs Indireto?

Qual a importncia do Teste de Coombs indireto

O teste de Coombs é um tipo de exame de sangue que avalia a presença de anticorpos específicos que atacam as células vermelhas do sangue, provocando a sua destruição e podendo levar ao surgimento de um tipo de anemia conhecida como hemolítica.

No teste de Coombs direto, é adicionado o reagente de Coombs ao sangue do paciente, permitindo a visualização de anticorpos que possam estar ligados às hemácias. Já no teste de Coombs indireto, o sangue é coletado e centrifugado, separando as hemácias do soro, que contém os anticorpos. Ao soro são adicionadas hemácias 'pré-marcadas' com anticorpos com o objetivo de verificar se existam auto-anticorpos presentes no soro e, consequentemente, no sangue do paciente.

Notícias

Olá.boa tarde , minha 1° gestação foi tudo ok descobrir q meu tipo sanguíneo e o negativo e do meu esposo e positivo em umas da minha primeiras consultas a enfermeira me informou se eu quisesse engravidar novamente era pramim tomar uma injeção, caso não tomasse meu segundo filho poderiam vim com alguma deficiência tipo síndrome de down isso pode ocorrer ???, tive minha 1° gravidez bem tranquila ????, não me.deram nenhuma injeção depois q tive meu filho , ele já tem 6 anos

O teste de Coombs é parte integrante dos exames de acompanhamento da gravidez. É um exame importante pois tem como função detetar a presença de anticorpos no sangue que podem atacar os glóbulos vermelhos e causar doenças como anemia.

Porque é feito durante a gravidez?

Porque é feito durante a gravidez?

Nos casos em que a destruição é mais grave, os sintomas podem incluir icterícia (pele e olhos amarelados), febre, dor no peito, desmaio, sinais de insuficiência cardíaca e até mesmo levar à morte.

Isso porque a interação sanguínea entre mãe e feto com Rh incompatíveis pode causar a criação de anticorpos maternos que ataquem os antígenos fetais. Isso pode levar à Doença Hemolítica do Recém Nascido, com possibilidade de evoluir para anemia fetal por hemólise, hidropsia ou até mesmo a morte do bebê.

Estou grávida de 35 semanas!meu bebê aparentemente está bem,sou A+ e meu cumbis quantitativo deu 1:2 então me encaminham para gestantes de alto risco!!! oque isso significa pra mim e meu bebê???

Como é feito o exame

Bom dia se poder me responder com urgência agradeço eu tenho tipagem sanguínea B+ o médico nem perguntou minha tipagem SUS tá uma merda! Enfim fiz um combs indireto no começo da gravidez que deu negativo e não sei pq me passaram outro e agora veio positivo, não tenho nenhuma doença e tipagem sanguínea é B+ o que pode tá acontecendo?

A referência para o coombs direto ou indireto é NEGATIVO. Se houver outro resultado além deste, a mulher deverá fazer um tratamento ainda na gravidez, entre as 28 e 33 semanas de gravidez. A gestante após fazer o teste coombs recebe uma injeção de imunoglobulina anti-D.

O que é o teste de Coombs?

O que é o teste de Coombs?

Independentemente do tipo de teste de Coombs a ser feito, não é necessário qualquer preparo para a realização do exame. No entanto, alguns medicamentos podem interferir no resultado, por isso é importante comunicar o médico o seu uso para que possa se feita orientação acerca da sua suspensão.

Olá.. . Meu fator Rh é negativo….o meu ex marido tinha o Rh positivo.. porém minha filha nasceu com Rh negativo…estou grávida novamente.. meu atual esposo é Rh positivo… meu bebê corre algum risco?

Boa noite.. respondendo a sua pergunta, como já foi contatado através do exame que seu filho vira com o fator RH positivo , o seu médico terá que passar a vacina para vc tomar , pois ela fará com que os seus anticorpos não destruam as células vermelhas e assim fará com que o seu organismo se acostume com o fator RH positivo.. eu estou grávida de 21 semanas e meu fator RH é A- já o do meu esposo e O+. E quando eu estiver com 24 semanas o meu médico disse que irá me encaminhas para eu tomar , mesmo o resultado dando negativo.. assim também foi feito nas minhas duas últimas gestações .. espero ter ajudado ..

Mais Notícias

É importante reforçar que, uma vez que a anemia hemolítica pode ser assintomática, incluir o Teste de Coombs em seus check-ups de rotina pode ser importante para detectar a doença precocemente.

Para a realização do teste de coombs, primeiro realiza-se a coleta de sangue do paciente, isolando-se o soro (que contém os anticorpos). Na sequência, adiciona-se hemácias do tipo O+ (“não” tem antígeno na sua superfície). Então, os anticorpos vão se ligar aos antígenos, formando um complexo “antígeno-anticorpo”. Por fim, adiciona-se um soro contendo anti-imunoglobulinas humanas (conhecido como “Soro de Coombs“)

Estou com sangramento marrom. Ja tem 1 semana fui no hospital 2 vezes o bebe ta bem colo do utero fechado mais estou com muito mrdo de perder meu bebe estou de 13 semanas completando hj fiz o combs e deu negativo tomei a himunoglobina mais o medo estar aqui por favor corro risco de perder meu bebe

Tipos de teste de Coombs

Vale mencionar que glóbulos vermelhos são células responsáveis por transportar e entregar oxigênio pelo corpo, além de também recolher o gás carbônico nos órgãos, então são indispensáveis para manter uma boa qualidade de vida.

Uma observação importante: caso a paciente tenha uma história de feto anterior acometido de forma bastante grave por doença hemolítica, “pulamos” a etapa de Coombs e já iniciamos com a solicitação de Dopplervelocimetria.

Oi, meu tipo sanguíneo é Ab-, meu marido positivo. fiz os exames de sangue e sempre deu negativo. Mas agora no no final da gestação meu sangue positivou (coombs indireto positivo), e estou preocupada com meu bebê. Tenho 4 filhas e já tomei a injeção uma vez. Mas a médica me colocou como alto risco. Quero saber se posso perder o bebê caso eu não faça ou não consiga fazer nenhum tratamento antes de nascer. Faltam umas 2 semanas apenas… Estou com medo. Precisarei fazer cesária? Posso perder meu bebê?

Inicialmente devemos avaliar a possibilidade de o feto poder ser acometido. Para existir incompatibilidade Rh, o feto deverá ser Rh+ e a mãe necessariamente negativa – isso implica que o pai seja positivo.

Os sintomas se manifestam de acordo com a velocidade em que o sistema imunológico destrói os glóbulos vermelhos. Ou seja, em casos em que a doença avança lentamente, é comum que a pessoa não apresente sintomas. Já em casos em que o distúrbio avança de forma mais agressiva, é possível perceber os mesmos sintomas apresentados por outras anemias, como fadiga, fraqueza e palidez.

Quantas horas de jejum para Coombs indireto?

Preparo: Jejum de 4 horas não obrigatório. Código SUS: Código CBHPM: Interpretação: Útil no pré-natal de gestantes com sangue Rh negativo para avaliar a possibilidade de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), na triagem de anemias hemolíticas e provas transfusionais.

O que é o exame de Coombs indireto?

A pesquisa de anticorpos irregulares ou teste de Coombs indireto detecta, no soro, imunoglobulinas IgG ou frações do complemento ligadas às hemácias. É utilizado no pré-natal de gestantes Rh negativo, triagem de anemias hemolíticas e provas pré-transfusionais. - TESTE DE COOMBS DIRETO: Sangue total (EDTA).

Quando fazer Coombs indireto?

A determinação do grupo sanguíneo e do fator Rh deve ser realizada na primeira consulta de pré-natal. Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana.

O que fazer quando o Coombs da Positivo?

Se forem identificados anticorpos anti-D (Coombs indireto positivo), as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco, no qual se determinará a intensidade da hemólise provocada no feto e poderão ser indicados procedimentos invasivos com maior brevidade.

Qual o tratamento adequado quando o diagnóstico comprova o Rh da mãe?

Em caso positivo, a mulher precisa tomar uma dose de 300 mg de gamaglobulina anti-Rh, um concentrado de anticorpos que combate os antígenos Rh. A aplicação deve ser feita por via intramuscular após 72 horas do parto do primeiro filho, após aborto espontâneo ou induzido ou gravidez ectópica.

Quais sangues não podem ter filhos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Quando o sangue da mãe não é compatível com o do pai?

A incompatibilidade ocorre quando o feto herda do pai um fator sanguíneo que não está presente na mãe. Como o organismo materno é incompatível com substâncias presentes no organismo do bebê, produz uma resposta autoimune e ataca a criança. Nos casos mais extremos, a doença pode causar a morte do recém-nascido.

Qual tipo de sangue da problema na gravidez?

Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.

Sou RH negativo e estou grávida pela segunda vez?

2O risco existe para a gravidez, quando a mulher RH negativo recebe um gameta do parceiro que é RH positivo e gera então, um bebê com fator RH positivo. 3A eritoblastose fetal atinge o segundo filho desta mulher. Pois, o primeiro não teria riscos pois não teriam anticorpos suficientes para ultrapassar a placenta.

É possível uma pessoa com Rh negativo ser filha de pais com Rh positivo?

Um filho Rh negativo só pode ser filho de pais positivos se estes forem heterozigotos. Nesse caso, a probabilidade de o casal heterozigoto ter um filho rr é de 25%. Sabemos que para uma pessoa ser Rh positiva, basta que ela apresente um alelo dominante.

Como faço para saber qual é meu tipo sanguíneo?

Como descobrir o tipo sanguíneo? A tipagem sanguínea é feita por meio de exame laboratorial. Para isso, é coletada uma amostra para análise da presença dos antígenos em um exame de sangue simples, realizado por qualquer laboratório de confiança.