EQST

Quem Define O Valor Dos Impostos?

Quem define o valor dos impostos?

O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado.

O que é majoração dos honorários advocatícios?

A possibilidade de majoração se dá quando os honorários advocatícios não foram fixados na fase anterior em seu patamar máximo de 20% (vinte por cento).

Quais impostos podem ser majorados por ato do Poder Executivo?

Assinale a alternativa que indica os impostos cujas alíquotas podem ser majoradas por ato do Poder Executivo, observados os parâmetros legais. Imposto de Renda (IR), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Quais são os impostos que podem ser tratados por medida provisória?

Ademais, mesmo que o artigo 62, parágrafo 2º, da Constituição Federal autorize a criação e majoração de tributos por medida provisória é necessário a observância do princípio da anterioridade, excetuando-se o imposto sobre a importação, imposto sobre a exportação, imposto sobre produtos industrializados, o imposto ...

É vedado ao Poder Executivo alterar as alíquotas do Imposto sobre?

Como exceção, por força do artigo 153, § 1 da Constituição, o Poder Executivo da União, observadas as condições e os limites estabelecidos em lei, pode alterar as alíquotas dos impostos de Importação, Exportação, sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações de Crédito, Câmbios Seguro, ou relativas a títulos ...

Qual o fato gerador do imposto de exportação?

O imposto de exportação tem como fato gerador a saída da mercadoria do território aduaneiro (Decreto-lei nº 1.

Quando ocorre o fato gerador do imposto de importação?

É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art. ... 153, I, da Constituição Federal). O fato gerador do Imposto de Importação ocorre quando da entrada de produtos estrangeiros no território nacional.

Qual é o imposto de exportação?

O que é o Imposto de Exportação (IE)? O Imposto de Exportação é um tributo federal que incide sobre mercadoria nacional ou nacionalizada destinada ao exterior. Considera-se nacionalizada a mercadoria estrangeira que sofreu processo de nacionalização, ou seja, que foi importada a título definitivo.

Quais são os produtos sujeitos ao imposto de exportação?

Produtos sujeitos à tributação federal e alíquotas aplicadas

  • armas e munições: 150%;
  • castanha de caju com casca: 30% para exportações acima da cota de 10 mil toneladas;
  • concentrados de açúcar, leite e creme de leite: 100%;
  • cigarros contendo tabaco e fumo: 150%;
  • peles em bruto de bovino ou de equídeo: 9%.

Quais produtos pagam imposto de exportação?

Produtos sujeitos ao imposto sobre exportação

  • Couros e peles - 9%;
  • Cigarros contendo fumo (tabaco) - 150%, quando destinados à América do Sul e Central, inclusive Caribe;
  • Armas e munições - 150%, quando destinados a países da América do Sul (exceto Argentina, Chile e Equador) e Caribe;

Qual a função do imposto de exportação?

É tributo de função marcadamente extrafiscal, que serve como instrumento da atuação da União no controle do comércio exterior. Tem como fato gerador a saída de produtos nacionais ou nacionalizados do território nacional.

Qual a função do imposto de importação?

O imposto de importação, em nosso país, tem como fato gerador a entrada de produtos estrangeiros no território nacional. ... É considerado o câmbio do dia do registro da declaração realizada, para a conversão do valor do produto, na repartição fiscal aduaneira.

Quais são as taxas de importação e exportação?

Trata-se de um imposto cobrado sobre os produtos de origem estrangeira que dão entrada no país. Nesse caso, o cálculo do II normalmente é realizado com base no valor aduaneiro, caracterizado pela soma do valor do item, frete e seguro. Na maioria dos casos, o percentual varia entre 0 a 35%.

Quais são os custos de importação?

É recomendado, apesar de não ser obrigatório. Nesse caso, o custo da importação, fica entre 0,5% e 2% do valor da carga. Vale a pena pagar, mesmo que não haja imprevistos na operação. Afinal, se existir algum, o prejuízo será grande.