1911
Judeia
Igreja Católica
Luís
Maria Goretti
Para ser declarado beato, o que no catolicismo tem um valor local, o venerável precisa de uma "fama de santidade" espontânea, constante e documentada com o passar do tempo, e deve ter um milagre comprovado após sua morte. No caso do santo são necessários dois milagres, o segundo documentado após a beatificação.
Abre-se então o processo para beatificação. Iniciado o processo na Congregação, em Roma, ele vai ser visto como "venerável". Aí o processo passa a ser de investigação, pesquisa e comprovação de milagres, virtudes heroicas, até ser beatificado. É preciso comprovar um milagre para ser beato.
São quatro as exigências para comprovar a veracidade do milagre: ser preternatural (a ciência não consegue explicar), instantâneo (acontecer logo após a oração), duradouro e perfeito. Além da Irmã Dulce, mais outros 36 brasileiros receberam a honraria de santo pelo Vaticano.
Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.
No catolicismo, é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no Paraíso, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Para outras correntes cristãs não existe uma distinção entre beatificação e canonização.
Os católicos, ortodoxos e anglicanos acreditam que Maria, os anjos e os santos são seres espirituais que oram no Céu pelos pedidos e súplicas dos homens, intercedendo junto de Deus, é o dogma da "comunhão dos santos". ... Outras passagens bíblicas dizem que os «santos são como os anjos de Deus no céu» (Mateus 22:30).
A Igreja Católica, como parte do Cristianismo, acredita no monoteísmo, que é a crença na existência de um único Deus. Para os católicos, Deus é o criador de todas as coisas e consegue intervir na História, sendo alguns dos seus atributos divinos mais importantes a onipotência, a onipresença e onisciência.
Lutero
Lutero também inovou e traduziu a Bíblia do latim para o alemão. Naquela época, o acesso à Bíblia era muito restrito. Com Lutero, o livro foi impresso nos modelos da imprensa de Gutenberg e estava disponível para mais pessoas. O cristianismo ficou menos hierárquico e mais acessível.