René Descartes
Descartes
Cogito, ergo sum é uma frase de autoria do filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650). Em geral, é traduzida para o português como "penso, logo existo"; embora seja mais correto traduzi-la como "penso, portanto sou". ... Descartes alcança essa conclusão após duvidar da verdade de todas as coisas.
É a partir das ideias inatas que Descartes fundamentou sua prova da existência de Deus. A ideia de Deus, presente em nossa mente, é a ideia de uma entidade perfeita.
Ideias inatas são uma hipótese filosófica, parte do tema maior da epistemologia, que ajudam a explicar como compreendemos a realidade. A ideia, que tem defensores e críticos, afirma que algumas coisas não seriam aprendidas por meio da experiência e nem da educação, mas sim já nasceriam conosco.
Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração.
O cartesianismo é um movimento intelectual suscitado pelo pensamento filosófico de René Descartes (Cartesius) durante os séculos XVII e XVIII. Descartes é comumente considerado como o primeiro pensador a enfatizar o uso da razão para desenvolver as ciências naturais.
O que é correto afirmar sobre o método cartesiano? (A) O método cartesiano considera os problemas de f. ácil resolução a partir do. momento que é examinado através de todas as etapas.
Resposta. Resposta: Dentro dessa perspectiva, as partes só podem ser reconhecidas dentro de um contexto do todo maior e não de forma fragmentada. Na visão cartesiana, a crença residia no conhecimento científico; na visão sistêmica, todas as concepções e teorias científicas são limitadas e aproximadas.
Dualismo cartesiano ou de substância Essa filosofia afirma que o mental pode existir fora do corpo e que o corpo não pode pensar.
René Descartes propôs o dualismo das substâncias (que seriam uma entre duas coisas: res cogitans ou res extensa). Para ele o espírito e o corpo seriam nitidamente distintos. Espírito e matéria constituiriam dois mundos irredutíveis, assim não seriam nunca uma substância só, mas sempre duas substâncias distintas.
1. Que prova precisamente o contrário do que se queria provar. 2. Que produz efeitos contrários aos desejados.
Que não produz efeito; inútil, vão.