crossorigin="anonymous">
Dados disponibilizados pela CIA, a inteligência dos Estados Unidos, afirma que as maiores religiões do mundo são2: cristianismo (31,4% da população mundial), islamismo (23,2% da população mundial) e hinduísmo (15% da população mundial).
Os vários produtos da Tradição apostólica, como por exemplo a Bíblia, o Credo, a Liturgia, os escritos e testemunho dos Padres da Igreja, as afirmações e documentos pontifícios, as orações e os diversos ensinamentos e documentos dos concílios ecuménicos, são considerados muito importantes para a transmissão da fé ...
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo do trabalho, onde as pessoas convivem para exercer sua profissão e viver seus sonhos.
Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
Vivemos em um país de dimensões continentais e muita pluralidade cultural. Por isso, é importante que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as diferenças e a reconhecer saberes e costumes distintos dos seus. Valorizar a pluralidade é fundamental para evitar que as crianças desenvolvam preconceitos.
Diversidade é o conjunto de diferenças e semelhanças que nos caracterizam, não apenas as diferenças. ... A diversidade não pode, assim, ser obstáculo para a qualidade, mas uma ponte para o sucesso das pessoas e das organizações e para o desenvolvimento da sociedade.
Como aceitar as diferenças
Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Neste sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras” (UNESCO).
É papel da escola, portanto, junto com a família, criar um ambiente no qual cada um, com a sua diferença, possa se desenvolver plenamente, consequentemente trazendo à tona o quanto a diversidade é enriquecedora.
A escola é defendida como uma entidade socializadora que deve incorporar as diversas culturas, afim de que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serem tachados como antiéticos e serem discriminados pela cultura que estes manifestam ou pertencem.
Saiba como trabalhar a diversidade na escola
Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade. ...
Sendo assim, o professor deve tornar-se mediador no ensino da diversidade impulsionando o aluno a conhecer melhor as outras culturas que fazem parte da nossa sociedade e como elas foram produzidas, incorporando nas aulas de Educação Física atividades e práticas corporais que colaboram para a formação de cidadãos ...
Ações Pedagógicas: Estratégias para Alavancar a Performance dos Alunos. ... Com isso, é proporcionado aos alunos a concretização da aprendizagem em um ambiente motivador, assim como a visualização da sua futura prática pedagógica.
A diversidade cultural sempre existiu e sempre vai existir na sociedade, e consequentemente nas escolas o que vai mudando ao longo do tempo é a necessidade da abertura das salas de aula para as diferenças entre alunos e famílias, incluindo e valorizando as mesmas no seu processo educativo, promovendo assim a identidade ...
O professor poderá desenvolver uma prática que seja transformadora, significativa, pertinente ao contexto social dos alunos contemplados, ou poderá apropriar-se de uma prática mecânica, que tem como principal finalidade repassar conteúdos, e realizar atividades meramente repetitivas.
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.