A revolução Francesa instituiu o metro para tentar uniformizar as unidades de medida utilizadas em comércio. O centímetro surgiu do metro pois é uma divisão do metro.
Eduardo I
As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. ... A unidade de comprimento dos babilônios era o dedo (aproximadamente 16mm). Usavam também o cúbito, que equivalia a 30 dedos.
Desde que o homem começou a viver mais em grupo e esses grupos foram tornando-se cada vez maiores, eles passaram a medir as coisas utilizando as próprias partes do corpo, como: comprimento do pé, largura da mão, a passada e etc.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a metrologia pode ser dividida em três categorias, sendo elas: científica, legal e industrial.
Em física, uma medida é o resultado do ato de medir. ... O objetivo de uma medida é atribuir um valor, de quantidade particular, ao objeto ou evento medido. Medir significa comparar uma quantidade de uma grandeza física com outra de mesma natureza, tomando uma delas como um padrão pré-definido.
Medir é o ato de comparar valores desconhecidos com um valor padrão. O processo de medida envolve tomar uma unidade padrão como o metro, para distancias, o segundo para o tempo ou o grama para massas. Uma vez definiza a medida padrão, podemos comparar medidas que sejam da mesma grandeza com a medida padrão.
As unidades de medida são representações das grandezas físicas utilizadas em diversas áreas do conhecimento com o intuito de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo, por exemplo. ... O Sistema Internacional adota a unidade kelvin, por exemplo, como padrão para a grandeza temperatura.