O levain não pode ser mantido em temperatura ambiente. Por essa razão, ele demandará mais atenção, principalmente nos dias de maior calor. O ideal em um país quente como o nosso é mantê-lo refrigerado de 0°C a 5°C. Além disso, a falta de alimentação adequada pode matar seu fermento e jogar todo o seu trabalho fora.
Se você esquecer de alimentar seu fermento por mais de 15 dias, vai notar a formação de um líquido escuro na sua superfície, que é o álcool resultante da fermentação. Isso NÃO significa que ele está morto. Descarte o líquido e alimente-o.
Ocasionalmente, uma camada líquida escurecida pode se formar na superfície do fermento. Esse líquido é produzido naturalmente e contém, além de água, álcool e os ácidos produzidos no processo de fermentação. Isso significa que já passou da hora de alimentar seu fermento ou que ele está fraco.
1ª Guarde o pão em saco de papel ou de pano Mas é importantíssimo esperar o pão esfriar antes de embrulhar, senão ele murcha. Só não deixe o pão desembrulhado, ao ar livre, ou na geladeira, senão ele vai ressecar e endurecer.
Aumente a temperatura. Para que sua massa cresça, você precisa dar ao fermento o que ele quer. Encha uma assadeira com água fervente e coloque-a na prateleira mais baixa do forno. Ponha o recipiente com a massa na prateleira central, feche a porta do forno e deixe a massa crescer.
O sal inibe a ação do fermento e faz com que o pão não cresce. O sal deve ser adicionado momentos antes de sovar a massa. A temperatura da água ou do leite podem matar os fungos do fermento.
30 minutos
30 minutos
Para assar, é só tirar do freezer e levar ao forno preaquecido à 200º por 8-10 minutos. Ah, e essa massa de pizza caseira é tão versátil, mais tão versátil que ela também serve para preparar salgados assados. Qualquer salgado!
Só cuidado com a temperatura. Se a água estiver muito quente o fermento pode morrer. Já se a água estiver muito fria ele não vai 'acordar' e o pão não cresce. Adicione o açúcar na água/leite, também na quantidade certa da receita.
Por essa razão é necessário furar os discos que serão pré-assados. No entanto, para as pizzas feitas com massas frescas, "nunca perfure os discos".
Se eu deixasse a pizza (com cobertura) por mais tempo no forno para secar melhor a massa, a cobertura ressecava (e - neste caso - a cobertura impedia uma boa evaporação de água da masssa). Se eu tirasse do forno antes que a cobetura ressecasse, a massa ficava com um leve sabor de úmida / crua.
Portanto, guarde a massa na parte mais fria do seu congelador, e retire conforme for usando. Guarde em um saco plástico de fechamento hermético ou embrulhe em plástico filme para manter o frescor. Tente manter o embrulho sem ar, para que a massa fique no ponto ideal na hora de usar.
É simples! Divida a massa em pequenas bolinhas, com o mesmo tamanho que utilizaria para uma pizza comum. Depois, borrife uma pequena quantidade de óleo sobre a massa, e embrulhe em papel filme antes de ir para o congelador. Congelar massa de pizza é unanimidade entre as empresas que produzem e comercializam alimentos.