Conhecido por ser um aparelho de avaliação de flexibilidade, o Banco de Wells é utilizado para as avaliações físicas que testam a flexibilidade da parte posterior do tronco e pernas. Para o teste, a pessoa precisa sentar-se de frente para o banco, levando os pés ao apoio com os joelhos estendidos.
É importante para o desempenho de atividades físicas e acredita-se que está associada à prevenção de lesões musculoesquelética e dor lombar. ... Observa-se que, ao envelhecer pode ocorrer alterações no padrão da flexibilidade, na maioria das vezes associada ao gradual declínio das atividades físicas e esportivas.
A flexibilidade é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde que tem intrínseca relação com a qualidade de vida, uma vez que está diretamente ligada a capacidade do ser humano de se movimentar com liberdade e independência.
A Flexibilidade pode ser avaliada através vários instrumentos entre eles o flexômetro de Leighton , goniômetro, banco de Wells. O Goniômetro é um instrumento de medida graduada em 180º ou 360º, utilizado para medir ou construir ângulos.
Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.
Deite-se de barriga, pernas retas e os pés alinhados com os ombros. Coloque as mãos no chão sob seus ombros e lentamente levante o peito para cima. Mantenha a posição por 10 segundos. De pé, com os pés alinhados aos ombros e apontados para a direita, levante os dedos do pé direito do chão e dobre no quadril.