Isaac Newton
Foi a dificuldade para chegar ao tom que fez com que os romanos durante a Antiguidade o associassem aos bárbaros, porque estes usavam uma planta europeia conhecida como Pastel ou Ísatis Tinctoria para tingir suas roupas de azul - até então ter roupas tingidas de azul era sinônimo de barbárie.
O celeste, ou azul-celeste, é uma cor terciária, intermediária entre o ciano e o azul. É tida como uma tonalidade de azul claro, e recebe esse nome por ter a mesma cor do céu durante o dia. São raras as acepções em que o celeste é considerado uma cor distinta do azul ou do ciano.
Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro. Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro. Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado (similar ao bege) Azul + roxo = azul-arroxeado.
Por essa e outras razões, muitos (dentre eles, Isaac Asimov) defendem que o anil não deve ser considerado uma cor propriamente dita mas sim uma variação do azul ou do violeta. A cor pode ser obtida somando-se o ciano, magenta e amarelo na impressão gráfica, mas sem tinta preta.
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, o cinza e o marrom. O branco é luz isenta de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.
Para as leis fa Física, no entanto, o preto, na verdade, é a ausência de cor porque uma cor só surge quando a luz é refletida. E o preto não reflete luz. Ao contrário, ele absorve, como você confere no vídeo fo Futurando.
"Um objeto é branco porque reflete toda a luz que o atinge. O preto, em contraste, absorve tudo e não emite nada. No meio há toda uma gama de cores." Quanto mais escura é a roupa, conclui, mais calor absorverá e refletirá menos.
Apesar de serem necessários para compor toda a gama de cores, o preto, o branco e o cinza não são considerados cores, propriamente. O branco representa a capacidade de refletir todas as cores, ao passo que o preto absorve todas elas. Já o cinza reflete-as parcialmente.