Fatos permutativos representam fatos contábeis que não alteram o valor do patrimônio líquido. Os fatos modificativos contemplam a alteração do patrimônio líquido em quantidade, e não meramente em qualidade.
Classificamos os fatos modificativos em diminutivos e aumentativos, conforme determinem diminuição ou aumento na situação líquida do patrimônio. Fatos mistos são os que conjugam a permutação ou compensação de valores com modificação na situação líquida do patrimônio.
O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).
O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.
Em outras palavras: ativo é o que se tem, enquanto passivo é o que se deve pagar. ... O passivo circulante engloba as obrigações contraídas pela empresa e que devem ser pagas no próximo ano, sendo representado por praticamente todas as contas e impostos que a empresa tem a pagar.
O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo. ... Em outras palavras, dentro do balanço patrimonial, os ativos representam a entrada de benefícios (capital), enquanto os passivos são o fluxo de saída de capital relacionado a despesas contraídas pela empresa.