Tanto máquinas como as pessoas podem deteriorar e apresentar defeitos. À medida que uma máquina vai se desgastando, a capabilidade de seu processo pode degradar a ponto de não suportar a tolerância especificada. Um processo é denominado capaz quando, além de estar sobre controle, atende às especificações do cliente.
A análise da capabilidade (capacidade) do processo produ- tivo é um procedimento para avaliar a condição de um processo em atender as especificações de determinada característica da qualidade do produto.
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
Ele foi desenvolvido por Walter Shewhart, ao estudar a variação das primeiras linhas telefônicas. Mas foi Deming que popularizou o uso da técnica, introduzindo-a na indústria japonesa após a Segunda Guerra Mundial.
Resposta: A variabilidade genética refere-se às variações dos genes entre indivíduos de uma população. A variabilidade genética surge através de mutações e recombinações gênicas, sendo a matéria prima sobre a qual a seleção natural atua. ... A variabilidade genética contribui para a persistência evolutiva das espécies.
A principal importância da variabilidade genética é que através dela ocorre a evolução e adaptação dos organismos ao ambiente. A variabilidade genética contribui para a persistência evolutiva das espécies.
A base da evolução biológica é a existência da variedade, ou seja, as diferenças individuais entre os organismos de uma mesma espécie. ... Darwin mostrou que a seleção natural tende a modificar as características dos indivíduos ao longo das gerações, podendo gerar o aparecimento de novas espécies.
Esta seleção ocorre a partir de mecanismos genéticos, como a recombinação genética e mutações aleatórias, que levam a uma maior variabilidade genética, resultando em características mais adaptadas.
A seleção natural ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente. É através dela que as espécies mais adaptadas persistem no ambiente. Os indivíduos com características mais adequadas para um determinado ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir.
Modificação das espécies através de cruzamentos seletivos. Os animais ou plantas que apresentam características que interessam aos seres humanos são cruzados para obter indivíduos com um determinado genótipo, e para obter novas populações de organismos com um fim específico.