Adorno e Horkheimer, dois grandes expoentes da Escola de Frankfurt, cunharam o termo “indústria cultural”, que remete a uma forma de fazer arte em escala industrial. Em 1923, pesquisadores alemães uniam-se para a criação do Instituto de Pesquisa Social, que daria origem à famosa Escola de Frankfurt.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
Resposta. A indústria cultural que, inclui músicas, novelas, filmes, teatros etc, possuí um grande influência no pensar dos outros, tanto positivamente, quanto negativamente. ... Mas na verdade, aquilo é apenas a alienação da indústria cultural/mídia.
A disseminação dos produtos da Indústria Cultural é feita a partir dos meios de comunicação de massa: o cinema, o rádio, a televisão, jornais e revistas.
Resposta. Resposta: Desenhar, pintar, os produtos que consumo são musica, cinema, series, desenhos e peças.
Portanto, a indústria cultural brasileira ainda é bem ruim economicamente falando, já que muitos artistas não conseguem realizar ou impulsionar seus projetos por falta de recursos. Na questão social, a população brasileira não tem o costume de gastar dinheiro com o lazer relacionado ao cultural.
Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.
A abrangência do termo produto cultural, dentro do cenário social e político brasileiro, envolve desde formas de manifestações artísticas ditas mais tra-dicionais (como o teatro, as artes plásticas e o cinema) como os processos modernos de comunicação (a televisão, o rádio, a Internet e a imprensa em geral).