A primeira ideia de nome para a formiguinha foi Zecão, mas logo o grupo achou o nome muito pesado para um ser tão pequeno e frágil, sugeriram então o nome de Smilingüido, para dar relevância ao fato de que apesar de pequeno e frágil, ou seja "desmilingüido", o Senhor Deus poderia manifestar Seu poder e Sua grandeza.
Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra tenha se dado durante o período Cretáceo (há cerca de 140 milhões de anos), passando por um grande evento de diversificação durante o período Jurássico com o aparecimento de linhagens de plantas com flores.
168 milhões de anos atrás
No entanto, momentos depois, Meruem vê Komugi sendo atacado por um corvo e ele não pode deixar de protegê-la.
Os insetos me geral, não possuem vasos sanguíneos fechados; em vez disso, eles têm um tubo longo e fino, perfurado ao longo da parte superior do corpo chamada de "aorta dorsal" que funciona como um coração e bombeia a hemolinfa em direção à cabeça, dirigindo a circulação dos fluidos internos.
Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.
Os formigueiros são construídos por formigas operárias, que escavam o solo para construir a colônia; A maioria das espécies não pica ou machuca diretamente seres humanos e outros animais.
Formigas buscam alimento, cavam túneis, cuidam das crias, brigam como soldados. ... As rainhas vivem mais do que as operárias, e os machos morrem logo após o acasalamento.
As formigas vivem em colônias muito bem organizadas onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham incessantemente. ... A população de seus formigueiros é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha, que passa a vida colocando ovos que darão origem aos seus “súditos”.
Para saber onde está o formigueiro, monte uma “armadilha”. “Ofereça mel ou açúcar umedecido em pequenas porções sobre pedaços de papel impermeável para as formigas. Elas virão e vão mostrar o caminho do esconderijo”, diz Lucia. Depois de localizar as frestas, é hora de fechar o buraco.
“Geralmente fica dentro de paredes, conduítes de fiações ou mesmo dentro de equipamentos eletrônicos.” Para descobrir onde se esconderam, o jeito é segui-las. Se precisar, sugere o professor, coloque uma isca com diferentes alimentos (como sardinhas, bolachas de água e sal e mel) para atraí-las.
Geralmente fazem ninhos perto de fontes de alimentos e de água, como vasos de plantas, pias e encanamentos, além disso, dão preferência a alimentos adocicados.
Formigas muitas vezes são problemas numa casa, principalmente na cozinha. Seja em casa ou apartamento, é quase sempre impossível deixar qualquer alimento fora da geladeira sem que esses insetos apareçam. Elas surgem principalmente no verão e são atraídas por açúcares, carnes, mel e outros alimentos comuns na cozinha.
Os alimentos que mais chamam a atenção delas são açúcares, gorduras e carnes. De forma a atraí-las, você pode misturar um pouco desses alimentos com algum inseticida e deixar no lugar onde você vê mais formigas.
Na verdade, as formigas é que vão à caça de alimento. Um grupo de operárias sai do ninho para procurar comida. Elas fazem isso através dos receptores olfativos - chamados sensilas - que ficam nas suas antenas. ... Outras estocam comida dentro do próprio abdômen.
As formigas sentem o cheiro através de suas antenas e se comunicam deixando rastros de feromônio.
Da mesma forma que o homem: pelo paladar. “Elas lambem um pouquinho do açúcar e avisam suas companheiras onde está a fonte açucarada”, explica o entomologista Carlos Roberto Brandão, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.
Os cheiros dessas guloseimas ajudam, é claro. A formiga que faz a descoberta volta para a colônia raspando o abdômen no chão – o que deixa um rastro de feromônios (as moléculas que esses bichinhos usam para transmitir recados bioquímicos). “As fontes de açúcar normalmente têm localização fixa”, explica Paulo S.
A sacarose sólida que consumimos na forma de açúcar é rica em carboidratos, um dos alimentos preferidos das formigas. ... Daí o porquê das formigas não se interessarem por ela, a sacarina não produz nenhuma energia.
Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.
Durante o inverno as formigas lembram para elas mesmas que "esse frio, chuva e céu escuro não irão durar para sempre; logo nós estaremos fora na grama verde novamente". E no primeiro dia de calor elas já aparecem em todos os lugares.
As formigas passam o verão todo juntando comida para sobreviver durante o inverno. Elas se preparam pensando no futuro. A terceira parte da filosofia das formigas é que elas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante.
Os cientistas descobriram que eles são fortes por causa da perda habilidade de voar. As formigas são consideradas um dos os seres vivos de maior sucesso planeta. Eles são comuns em todas as zonas climáticas – de áreas tropicais úmidas a desertos.
formiga cortadeira