Aristóteles
Ésquilo
A origem da comédia é a mesma da tragédia: as festas ao deus Dioniso. ... É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. Também a temática diferia nos dois gêneros. A tragédia contava a história de deuses e heróis.
Tragédia (do grego antigo τραγῳδία, composto de τράγος, "cabra" e ᾠδή, "música") é uma forma de drama que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, pondo frequentemente em causa os deuses, o destino ou a sociedade. ... No sentido vulgar, tragédia, desgraça e drama são sinônimos.
Selecionei aqui alguns livros importantes em minha trajetória pessoal de aproximação com a tragédia grega:
Parte 3 de 3: Escrevendo a tragédia
Tragédia social é aquela que ocorre a nivel de uma comunidade toda, comete uma cidade, um país, uma doença, uma catastrofe de um tufao que deixou as pessoas sem nada por exeTragèeTragédia pessoal é o que aconteceu com uma pessoa, uma grande perda na vida dela, um trauma, um acidente, etc.
A tragédia grega tratava exclusivamente de temas como: Religião e heróis. Da filosofia. Das guerras. Da família.
A Tragédia Romana: Durante o período imperial, surgiram as tragédias para pequenos recintos privados ou para declamação sem encenação. São desse tipo as obras de Sêneca, filósofo estóico e principal conselheiro de Nero, as quais exerceram enorme influência durante o Renascimento, sobretudo na Inglaterra.
tragédia, "Reso", geralmente atribuída ao autor). Destacam-se em meio às peças sobreviventes Medéia (431 a.C.), As Troianas (415 a.C.), Electra (418 a.C.) e As Bacantes (encenada, postumamente, em 406 a.C.). Venceu cinco vezes o festival de teatro ateniense, sendo-lhe o último título atribuído postumamente.
A comédia antiga caracteriza-se pelo tom de humor e de sátira com que se crítica assuntos da vida quotidiana, aspetos políticos e sociais e figuras e instituições proeminentes, sendo a sua finalidade principal a diversão, para além do objetivo moralizante.