Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.
– Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada. Isso evitará que a resistência queime. – Normalmente os chuveiros elétricos tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão.
Você sabia que vida útil das resistências dos chuveiros elétricos é de aproximadamente 90 dias? Não entenda mal: não são 90 dias corridos e sim dias de uso constante. Ou seja: a resistência de um chuveiro comum dura no máximo 2.
Como a vida útil das resistências é aproximadamente constante de 60 a 90 dias então existe mais uma hipótese não citada: o pH da água.
O chuveiro elétrico, tem a passagem de água e energia, se o chuveiro estiver molhado e algum fio inadequado, pode dar um curto e você levará um choque, se acidentando e podendo levar a morte. Relembrando, se necessitar mudar a chave que regula a temperatura o ideal é desligar o chuveiro, mudar, e então ligar novamente.
Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Outra possível causa de um chuveiro queimando toda hora pode ser a pressão de água no cano, que se for: Baixa: não é suficiente para evitar o aquecimento da resistência e, portanto, acontece de queimar. Alta: nesse caso, a resistência do chuveiro não consegue aquecer e acaba pifando.
A troca de temperatura do chuveiro com ele ligado também pode causar a queima da resistência. Isso acontece porque ao trocar a temperatura com chuveiro ligado há um centelhamento e formação de pequenos arcos no polo do chuveiro, condição que em longo prazo vai desgastando a resistência.
Nunca altere a resistência recomendada pelo fabricante. Você deve respeitar o dimensionamento correto: Disjuntor específico para o chuveiro; fiação de acordo com a corrente do chuveiro; se tiver aterramento, que seja utilizado o DR no circuito do chuveiro. ... Resistência só deve ser mexida caso queime!
Algumas marcas comerciais de chuveiros e torneiras elétricas já possuem um redutor de pressão interno, que deve ser utilizado apenas quando a altura da caixa d'água até a entrada do chuveiro for superior a 8 metros (8mca).
O cheiro de queimado surge quando, em termos simples, o fio da instalação do chuveiro é mais fino (de bitola menor) do que o recomendado para a corrente elétrica (amperagem) necessária de acordo com a potência do chuveiro. ... Instalações mal feitas podem resultar em superaquecimento da rede elétrica.
Como trocar a resistência elétrica do chuveiro
Para remover o chuveiro antigo, é necessário retirar todas as fitas isolantes do aparelho. Depois, com a chave de fenda, remova as ligações elétricas dos cabos e fios. São três fios: dois para a rede elétrica e um fio terra que apresenta a cor verde obrigatoriamente.
Agora caso a instalação do ponto do chuveiro já seja 220V pode trocar a resistência por uma de 220V observando a mesma potência de 127V e também o disjuntor deverá ser trocado. Quanto a fiação não será necessário trocar, pois em 220V a corrente é menor sem risco de sobrecarregar sua rede elétrica.
Passo a Passo:
Utilize um maçarico para soltar o registro. Caso ele esteja fortemente emperrado, aqueça a base da haste, em torno da porca castelo e do corpo do registro. Enquanto estiver aquecendo-o uniformemente, tente liberar a alça até ela se soltar e ser capaz de girar.
Passo a passo para trocar o registro do chuveiro
O registro de pressão nada mais é do que o dispositivo que abre e fecha um chuveiro, por exemplo. Já o registro de gaveta é aquele que fica instalado nas paredes, destinado a interromper o fluxo de água na parte do sistema em que tem que ser realizado algum reparo.