Nos últimos anos, os jogos eletrônicos têm passado por uma evolução tecnológica notável, transformando radicalmente a forma como as pessoas jogam e interagem com o entretenimento digital. Assim, o cenário de games tem sido moldado por uma série de inovações que transcenderam as barreiras convencionais, abrindo novas fronteiras para a criatividade e a experiência do usuário.
A Nintendo, uma empresa japonesa que começou como fabricante de jogo de cartas, lançou uma série de importantes franquias de videogames. Dessa forma, a empresa é responsável por jogos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid.
A Ingram Micro é autoridade quando o assunto são os jogos eletrônicos e consoles. Com grandes parceiros, como Nintendo, Sony e Microsoft, a melhor tecnologia para jogos digitais está no portfólio da Ingram Micro.
7ª Geração (2004 a 2011): na tentativa de se destacar e oferecer uma experiência única para os usuários, os consoles de mesa se tornam máquinas de performance de 128-bits e total conectividade com serviços de internet. Novas formas de interação com os usuários são pensadas para engajar os usuários.
Como vimos até aqui, a evolução dos jogos eletrônicos tem sido orientada pelo avanço da tecnologia e pelo surgimento de novas ferramentas. Com a implantação de soluções inovadoras, certamente os consoles irão proporcionar experiências ainda mais divertidas e surpreendentes para os usuários.
Ao implementar física realista e simulações detalhadas, os desenvolvedores de games começaram a criar ambientes virtuais mais dinâmicos e interativos. Dessa forma, a aplicação de elementos e efeitos do mundo real passou a influenciar diretamente na jogabilidade e esse tipo de produto pode servir não apenas como plataforma de diversão, mas como ferramenta de pesquisa e treinamento profissional em diferentes áreas.
Em 1977, a Atari lançou o Atari 2600 (também conhecido como Video Computer System), um console doméstico que apresentava joysticks e cartuchos de jogos intercambiáveis ??que executavam jogos multicoloridos, efetivamente dando início à segunda geração de consoles de videogame.
Com sua superioridade tecnológica em relação ao NES, marketing inteligente e o lançamento do jogo Sonic the Hedgehog, o Genesis fez avanços significativos contra seu rival mais antigo. Em 1991, a Nintendo lançou seu console Super NES de 16 bits na América do Norte, lançando a primeira verdadeira “guerra dos consoles”.
Nesse período, a internet se torna mais popular, tendo sido a grande responsável pela mudança de comportamento e de estilo de vida das pessoas em todo o mundo.
Do ponto de vista da tecnologia, o streaming permite que usuários transmitam e acessem títulos de alta qualidade diretamente pela internet, eliminando a necessidade de hardware de alto desempenho. Isso, de fato, democratiza o acesso a games sofisticados, tornando-os disponíveis em uma ampla gama de dispositivos, desde PCs até smartphones.
1ª Geração (1972 a 1978): o lançamento do primeiro videogame doméstico comercial, o Magnavox Odyssey, seguido de outros games, como Pong, marcou a primeira geração de consoles de mesa.
As limitadas placas de circuito impresso da primeira geração deram lugar a jogos completos armazenados em cartuchos, enquanto aqueles botões pesados se tornaram controles direcionais.
No entanto, a Magnavox, junto com Sanders Associates, acabaria processando a Atari por violação de direitos autorais. Mas o Atari se estabeleceu e tornou-se uma “versão licenciada” do Odyssey. Nos 20 anos seguintes, a Magnavox ganhou mais de US$ 100 milhões em processos de direitos autorais relacionados ao Odyssey e suas patentes de videogame.
Nesta época, a empresa Sega estava investindo em jogos de arcade. Como resultado deste trabalho, lançou, em 1972, a Atari, a primeira empresa de jogos eletrônicos do mundo. Neste primeiro momento, as máquinas eram projetadas para espaços comerciais.
Em 1967, os desenvolvedores da Sanders Associates, Inc., liderados por Ralph Baer, ??inventaram um protótipo de sistema de videogame multijogador e multiprograma que poderia ser reproduzido em uma televisão. O seu nome era “The Brown Box”.
2ª Geração (1978 a 1984): é marcada pelo início da era dos cartuchos de videogame, permitindo o fortalecimento das empresas deste mercado. O período dos arcades era visto como a era de ouro dos videogames. Os consoles de segunda geração foram definidos pelo microprocessador.
À medida que novas tecnologias passam a ser incorporadas em outros equipamentos, o mesmo movimento acontece com a evolução dos jogos eletrônicos, que trazem aos usuários novas possibilidades e recursos. Tudo isso melhora a experiência de quem joga.
Usamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao usar nosso blog, você concorda com tal monitoramento. Para obter mais informações, consulte nossa Politica de Privacidade
Dessa forma, o Xbox 360, que tinha recursos gráficos semelhantes ao Playstation 3, foi elogiado por seu ecossistema de jogos online e ganhou muito mais prêmios de críticos de jogos do que as outras plataformas em 2007. Além disso, ele também apresentava o Microsoft Kinect, um sistema de captura de movimento de última geração que oferecia uma maneira diferente de jogar videogames. No entanto, vale lembra que o Kinect nunca conquistou os principais jogadores ou desenvolvedores de jogos.