Figuras musicais - Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração.
Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser binários, ternários, quaternários ou complexos.
O bequadro é um símbolo da grafia das alturas que possui a função de cancelar um acidente seja sustenido ou bemol. ... O Sustenido eleva a nota ou representa a elevação de uma nota em um semitom. O Bemol diminui a nota ou representa a diminuição da nota em um semitom.
ERA UMA VEZ – UM TOM ACIMA Basta então montar o campo harmônico de sol e pegar os acordes que representem os mesmo graus musicais. No refrão da música, foram utilizados os acordes de número 4, 5 e 6. No campo harmônico de Sol, para tocar o refrão, pegue o 4º, 5 e 6º acorde e pronto!
Claves. O espaço acima de Sol é Lá, a linha seguinte é Si, o espaço seguinte é Dó… e assim por diante. Subindo, as notas vão ficando mais agudas. Mesma lógica para baixo, com as notas ficando mais graves.
A ordem dos bemóis, ou melhor a ordem que se estabelecem os bemóis na armadura de clave, então é si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, é fá bemol.
Note que entre o Mi e o Fá não existe um acidente. Da mesma maneira, a escala termina em Si, portanto, recomeçaria em Dó, o que significa que entre essas notas também não existe um sustenido ou bemol.