Ulrich Neisser
Em uma perspectiva construtivista da aprendizagem, pode-se considerar como “ferramentas cognitivas”, ou mindtools, todas as tecnologias ou aplicações que buscam facilitar a aprendizagem significativa e o pensamento crítico, tendo como foco a reflexão, a construção do conhecimento, a colaboração, a conversação e a ...
É sabido que o desenvolvimento de competências socioemocionais tem um papel definitivo na formação intelectual de uma pessoa, já que ter essas habilidades significa estar apto a lidar com emoções, objetivos e relações sociais no dia a dia. Nesse contexto, é possível aprender mais e melhor.
Planejamento das aulas O trabalho das competências socioemocionais nas instituições de ensino deve prever uma adequação do currículo escolar, onde o ensino dessas competências esteja presente em todas as disciplinas, e não apenas em uma matéria isolada.
Conheça a seguir quais são as cinco competências socioemocionais consideradas essenciais para momentos de crise e o que você pode propor aos seus estudantes para praticarem:
DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIAL Saber esperar a vez do colega, emprestar o material, saber devolver, pedir licença, dar bom dia, boa tarde. Enfim, todas essas são habilidades sociais que devem ser desenvolvidas na criança.
Habilidades da BNCC na Educação Infantil