Quem Consome Podcast No Brasil?

Quem consome podcast no Brasil

Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.

Conduzido por Fabrício Macias, co-CEO da agência, cada episódio contém entrevistas com profissionais de mentes brilhantes, para realmente tirar dúvidas e apresentar soluções práticas sobre o uso e análise de dados de forma inteligente e criativa nos negócios digitais. 

Esportes

Escute o episódio de estreia e os demais do BRING ME DATA agora. 

Entre os comunicadores brasileiros há a predileção pelo podcast “raiz” em detrimento do chamado videocast, que, conforme o nome sugere, também conta com imagem. O modelo que possui somente o áudio — e, dessa forma, pode ser disseminado por meio de plataformas como o Spotify — é adotado por 61,4% dos respondentes que já trabalham com esse formato de conteúdo.

O principal resultado indicado por quem trabalha com podcast é, porém, é outro. Isso porque 81,4% garantiram ao item “fortalecimento da marca” a primeira colocação. Conversão de clientes e conversão de vendas são outros itens presentes nesse campo, com 6,7% e 3% das respostas, respectivamente. 7,5% garantiram que, por meio da produção de podcasts conseguem obter os três tipos de retorno: fortalecimento da marca, conquista de clientes e geração de vendas.

CIDADES

CIDADES

A obra teve seu lançamento em 2016 e a gravação estava em formato de QR Code. “A maioria dos celulares e das pessoas nem sabia o que era o tal QR Code e até mesmo para que servia”, diz. De forma conceitual, ele explica que os podcasts são uma forma de conteúdo de áudio digital que pode ser baixado ou transmitido pela internet. 

Para Claudio Zanutim, Founder Ic Educ e palestrante, o podcast começou a se popularizar em 2014, e ganhou tração e potência durante a pandemia da Covid-19. Ele recorda que na época, ministrava aulas de estratégias de marketing na USP (Universidade de São Paulo), e sob a influência de um parceiro de trabalho, gravou um podcast de 45 segundos para seu livro “45 Segundos de Insights”. 

Saúde

Além de gravar em um lugar silencioso e ter uma edição cuidadosa do áudio, é preciso incluir convidados especiais, promover o material nas redes sociais e interagir com os ouvintes. “É importante ter tanto uma estrutura bem iniciada, quanto um conteúdo relevante e interessante para um podcast de sucesso. E os três ‘Ds’: determinação, dedicação e disciplina”.

De acordo com a Pesquisa Globo Podcast, realizada pela Globo em parceria com a Kantar Ibope Media, em 2020, o Brasil ocupava o 5º lugar no ranking de países que mais consumiam podcasts no mundo. Os dados mostraram que 57% dos ouvintes consumiram esse tipo de mídia no período da pandemia do Covid-19, e o perfil predominante do público eram homens de 25 a 34 anos, da classe C e, em sua grande maioria, da região Sudeste do país.

COLUNAS

COLUNAS

O tema podcast, contudo, representa incertezas. Entre toda a base que ainda não atua com o formato, mais de um terço (34%) admitiu: não sabe por onde dar início a um projeto. Outros 39% indicaram que ainda não foram para o “outro lado” da pesquisa porque falta estrutura e/ou orçamento para tirar algum plano do papel.

Por estar ligado às questões estratégicas de negócios para empresas de diferentes portes, o tema marketing chama a atenção dos ouvintes e possui uma série de podcasts nas plataformas de streaming de áudio. Por isso, separamos cinco (5) opções imperdíveis de podcasts de marketing que agregam valor, principalmente, para gestores de marketing e para profissionais que pretendem exercer cargos de liderança na área. Confira:

Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez

Do montante que respondeu já trabalhar com podcast, destaca-se a estratégia de internalizar projetos desse tipo. Somente 19,2% avisaram que os trabalhos para produção são feitos de forma terceirizada. Ou seja: a maioria absoluta — no caso, 80,8% — é responsável direta pela produção de conteúdos em áudio disponibilizados por meio de canais digitais.

Com episódios semanais de 40 a 50 minutos, ele traz conversas entre grandes especialistas em marketing digital do mundo como diretores de marketing da Deloitte, P&G, CROCS, entre outros. 

Criada em 2016, a Macfor é uma agência full service de marketing digital que ajuda grandes empresas, no Brasil e na Europa, a organizar, coletar e entender dados digitais para tomarem decisões melhores, acelerando o crescimento de suas marcas por meio de growth hacking. Para cada dor, squads dedicados criam soluções inovadoras e eficazes sob medida. Com uma combinação de serviços de matemática, comunicação e marketing, a Macfor viabiliza estratégias que vão desde mídia digital, tecnologia, inbound marketing, business inteligence até SEO. Precursora do Matemarketing aplicado no País, seu time de estatísticos, engenheiros e matemáticos utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para orientar a equipe de publicidade e comunicação, a fim de alcançar resultados exponenciais em awareness, tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para marcas como: Syngenta, Bunge, Cargill, UOL, Supermercados Dalben, Farmadelivery, Movile, Digio, Magnetis, Grupo OR e outras. Seus cases e resultados falam por si.

Política

Sobre o aumento do uso de smartphones, Zanutim comenta que as pessoas têm mais facilidade de acesso ao conteúdo de áudio, e assim, estão descobrindo e consumindo esse tipo de conteúdo. Além disso, existem podcasts sobre uma grande variedade de assuntos, desde política e notícias até esportes, entretenimento, vendas, liderança, filosofia e estilo de vida. “É algo para todos os públicos, independentemente de interesses e desejos”.

A produção de um podcast é relativamente simples e barata em comparação com outros formatos de mídia, como televisão, rádio ou cinema. De acordo com Claudio Zanutim, qualquer pessoa com um microfone e um computador pode começar a produzir seu próprio podcast, que pode ser consumido em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. “As pessoas podem ouvir seus podcasts favoritos enquanto dirigem, fazem exercícios e corridas, cozinham ou realizam outras tarefas cotidianas”, destaca.

Entender como está a produção e o consumo de podcast no país e, consequentemente, como esse formato de conteúdo tem impactado o setor de comunicação. Esses foram os objetivos que fizeram a media tech Comunique-se e a agência de notícias corporativas Dino irem a campo para desenvolverem, em parceria, a primeira edição da pesquisa “O mercado de podcasts no Brasil”. De 24 de fevereiro a 11 de março, o levantamento contou com 1.100 respondentes — com a base sendo composta, sobretudo, por profissionais de comunicação.

Brasileiro está entre os que mais consomem podcasts no mundo

Para conhecer as principais tendências no segmento das grandes marcas globais comentadas pelo cérebro que lidera suas principais ações, ouça o Mídia e Marketing

Ele destaca alguns insights para quem deseja começar um podcast, como identificar o público-alvo e escolher um tema apropriado, criar uma estrutura clara e organizada para os episódios, certificar que o conteúdo é bem pesquisado. 

A observação de Gabriel Andrade é respaldada por outro tópico do levantamento. Entre os que — por enquanto — não trabalham ativamente com podcasts, há a intenção de se mudar essa estatística. Isso porque 51% dessa parcela dos entrevistados responderam “sim” para a seguinte pergunta: “você pretende investir no formato em breve?”. E não só isso. De todo o universo de respondentes, 94,2% cravaram: o podcast veio para ficar!

Quantos podcasts tem no Brasil?

Existem 60.534 podcasts em português e dentre esses, 20.780 são do Brasil.

Quem mais ganhou no Spotify?

Thiaguinho 980.588. Jorge Ben Jor 930.064. George Henrique & Rodrigo 915.272.

Como ver o Top 1 do Spotify?

Como ver o seu Top Artists do Spotify
  1. Acesse audiohabits.co no computador ou no celular;
  2. Faça login com a sua conta Spotify;
  3. Conceda as permissões necessárias ao aplicativo; – Ver dados da sua conta. ...
  4. Você terá acesso ao top tracks e top artists; ...
  5. A interface é bastante simples, para compartilhar faça um print.